sábado, 4 de junho de 2011

Marcha das Vadias reafirma os protestos das mulheres contra o machismo e a violência

Victor Zacharias

Hoje desde às 14h, em São Paulo na Av. Paulista, aconteceu a Marcha das Vadias que reafirmou os pontos da luta feminista.
O nome da marcha foi inspirado em um movimento que começou no Canada quando as alunas de uma universidade resolveram reclamar para a polícia do alto índice de estupros que acontecia no campus, a causa apontada por um policial era que o estupro das estudantes acontecia porque elas se vestiam como "vadias".
Os movimentos feministas aproveitaram esta atitude machista do policial canadense e organizaram a Marcha das Vadias em todo o mundo.
Aqui no Brasil nós estamos vendo o início de uma revolução social. Grandes temas considerados tabús estão sendo tocados e a sociedade organizada tem se mobilizado para expressar suas posições.
Esta semana aconteceu a Marcha pela Liberdade que propõe a discussão da legalização das drogas, o movimento LGBT em sua luta conseguiu formalizar a lei que permite a união civil de casais homossexuais, a tomada de posição frente a o preconceito de classe econômica e social no protesto "Churrascão de Gente Diferenciada" em Higienópolis e hoje a Marcha das Vadias que protesta contra o machismo e a violência contra as mulheres.
A democracia brasileira e a liberdade de manifestação, associação e expressão têm, a duras penas, aberto caminho no conservadorismo brasileiro. Novos tempos se aproximam, mas é bom lembrar que sempre com muita luta.
Com a regulamentação da mídia nos pontos aprovados pela Conferência Nacional de Comunicação irá acelerar este processo para um país mais justo para o povo brasileiro.
Assista o vídeo da Marcha das Vadias e ouça nas palavras de ordem da participantes muitas das posições das lutas das feministas e creio eu de todas as mulheres e muitos homens.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...