quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Capitalismo, uma história de amor.

Victor Zacharias

Michael Moore volta a andar pelo mundo para denunciar e investigar coisas que normalmente a mídia de mercado, refém das empresas e dos bancos, não mostra e nem investiga.
Neste documentário recém lançado Michael aborda a crise financeira e a utilização de recursos públicos para salvar companhias privadas que fizeram sua fortuna nas costas do povo e da falta de fiscalização dos governantes. A explosão da crise aconteceu nos EUA, um país tido para muitos como modelo. Modelo de que?
Nestas bandas da América Latina, mais precisamente no Brasil, sabemos que quem paga mais impostos são os pobres e mais um vez foi o dinheiro deles que salvou os ricos, esta "competente" e "bem educada" elite, ops, classe social.
Eles abusaram do poder e da concentração nas suas especulações, chegando ao cúmulo de fazer dinheiro sem produzir NADA, só na jogatina do cassino da bolsa de valores, foi este sistema ainda politicamente sustentado e apoiado que permitiu que o mundo financeiro quebrasse.
Aqui no Brasil, por termos um pouco mais de regulação que os mercados internacionais e pelas reservas conseguidas nos últimos anos a crise não chegou com força total, foi uma marolinha, mas mesmo assim fez muitos estragos.
Assista aqui no blog este trailer que tenho certeza deixará você com muita vontade de ver todo o documentário. Depois pense e reflita sobre o capitalismo.
O trailer de lançamento do filme está legendado em espanhol, mas acredito que dá para entender perfeitamente a ironia do Michael.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...