domingo, 14 de agosto de 2011

Amanhã, dia 15, proteste e não assista ao Jornal Nacional

Victor Zacharias

A Fifa, diz o jornal The Independent em sua reportagem deste domingo, está sendo investigada, de acordo com o jornalista Andrews Jennings, autor do livro que mostra o mundo secreto da FIFA seus subornos, fraude eleitoral e escândalos de bilheteira. Mas a Globo silencia.
Mídia
A única emissora que foi atrás desta notícia e fez um barulho enorme foi a Record. Outros jornais e emissoras de rádio também noticiaram este escândalo, mas a Globo não. Os interesses financeiros são superiores a ética jornalística que a emissora diz respeitar e seu manual de jornalismo recentemente publicado.
#Um dia sem JN
A TV Revolta testa mais uma vez a força do protesto virtual. Nesses tempos de Copa do Mundo no Brasil, e com tanta grana pública e privada girando neste evento, esta denúncia de corrupção feita internacionalmente está tumultuando a cena do maior campeonato deste grande esporte mundial.
Ricardo Teixeira
O pivô desta história é o Ricardo Teixeira, eterno mandatário da CBF, que desafia governos, mídia e tribunais. Ele continua inabalável na sua condição de presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, aliado e cunhado de João Havelange - presidente da Fifa, comanda a seleção brasileira que representa o país publicamente, embora constituída de profissionais que atuam em clubes privados, patrocinados por empresas privadas e fora do controle público direto. Então dá para perceber explicitamente que este comando privado está obtendo lucros financeiros de um símbolo público nacional. Tudo isso sem nenhuma explicação sobre estas corrupções. É muito poder e nenhuma ética.
Rede Globo protege Ricardo Teixeira
Que credibilidade tem uma televisão, concessão pública, que não informa a sua audiência com isenção? No meu ponto de vista, nenhuma. Cadê a transparência da Rede Globo que acabou de divulgar o seu código de ética? Ela pode ser acusada de conivente por não denunciar esta corrupção?
A proposta do vídeo é bem apropriada ao momento: um dia sem Jornal Nacional, dia 15 de agosto.
Assista o vídeo, tire suas conclusões, e quem sabe você acostuma e não assiste mais o JN.

Um comentário:

Eduardo Maretti disse...


Sábado o Jornal Nacional deu uma matéria, tentando mostrar independência da CBF, "sobre os gastos públicos irregulares do governo do DF no jogo entre Brasil e Portugal, realizado em 2008", segundo o "Painel FC" da Folha. A matéria "estremeceu a relação de Ricardo Teixeira com o jornalismo da Globo", diz ainda a coluna.

Parece que não estremeceu assim não, que nem a CBF está dando muita bola para a abordagem da Globo, considerada "lateral", pois pouco ou nada compromete Teixeira. Mesmo assim, pra mim, o fato de a matéria de 3 min ter sido veiculada é melhor do que nada, mostra pelo menos que a pressão está incomodando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...