domingo, 13 de junho de 2010

Futebol, educação, mídia e religião são discutidos no Colégio São Luís.

Victor Zacharias

Um dos colégios mais tradicionais de São Paulo, situado na avenida símbolo, a Paulista, promoveu no último dia 10 de junho uma espécie de Seminário sobre a violência do futebol entre as torcidas e para discutir este assunto dirigentes de grandes clubes paulistas que foram antigos alunos da instituição estiveram presentes.
Inicialmente todos lembraram os seu tempos de colégio inclusive o desembargador José Carlos Ferreira Alves, diretor do São Paulo Futebol Clube, mencionou alguns de seus colegas de classe, pois recordava da lista de chamada, também bem fresca na memória de Fernando Capez, deputado e conselheiro do Corinthians.
De modo geral, concordavam entre eles que os pontos básicos para que a violência diminua nos estádios são a educação, a religião e a família.
Fernando Capez falou sobre leis para coibir a violência nos campos de futebol e a força do esporte para educação. Ele também defendeu que o ensino religioso é muito importante para uma vida em sociedade, "o laicismo é a hostilidade a religião, e toda e qualquer religião cristã, principalmente a católica, que tem um traço moral, ela é hostilizada e ela é vista com revanchismo", disse Capez.
A mídia também foi mencionada durante os discursos e a deturpação da notícia foi enfocada pelo desembargador.
Foram convidados para o debate, mas não puderam comparecer o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Beluzo e o do Santos, Luis Álvaro Ribeiro.
As crianças, na hora das perguntas, foram muito participativas perguntando sobre a seleção brasileira e as críticas que os dirigentes tinham sobre as escolhas do Dunga, técnico do Brasil. Percebe-se neste comportamento quanto elas aprendem com a mídia, pois fizeram as perguntas comumente feita pelos repórteres da televisão.
Um outra pergunta, feita por mim, sobre a influência da mídia sobre o público infantil que rivaliza a educação, faz entender que fica comprovada este poder midiático na evidência das perguntas feitas pelos alunos.
Assista o vídeo e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...