terça-feira, 11 de maio de 2010

Com a entrada do alfabeto árabe, o mundo fica cada vez mais dependente da internet.

Victor Zacharias

Muitas vezes nem pensamos nisso, mas pela internet ter sido criada nos Estados Unidos, até hoje os endereços dos "sites" no mundo todo tinham que ser escritos com caracteres do alfabeto latino o que dificultava o acesso à rede para vários países. Com a expansão gradativa pelo mundo era de se supor que este obstáculo fosse ultrapassado para facilitar o acesso de todos. A decisão foi tomada em 2008, mas só agora o sistema começou a funcionar, por isso desde o dia 6 de maio a internet já pode ter os endereços escritos com o alfabeto árabe.
O Egipto, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos – todos países árabes – foram os primeiros a adotar o novo sistema. Mas muitos outros já pediram ao ICANN, a entidade sediada nos EUA que gera os endereços, que criasse domínios nacionais com os caracteres da respectiva língua. O novo sistema contempla um total de 100 mil novos caracteres, com línguas como o hebreu, japonês e chinês.
Se o mundo já dependia da internet para se comunicar, agora então essa entrega ficou total, isso quer dizer que se houver uma pane neste sistema os países irão parar.
A fragilidade não é no aspecto físico, porque são 13 grandes sistemas interligados a mais de mil outros que são vias de acesso aos bilhões de computadores espalhados em todo mundo, isto é, se um sistema é destruído fisicamente há uma maneira da rede continuar funcionando. Porém, não estamos livres dos vírus, por exemplo, em 2003 o vírus Slammer infectou 75 mil computadores em 10 minutos, incluindo o servidores do Bank of America, disse KC Claffy da CAIDA(Associação Americana).
Fontes: acessosp.gov.br e dofundodacomunicacao.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...