sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Nassif diz que na grande imprensa a manipulação virou regra.

Victor Zacharias

Em evento promovido ontem pelo site Vermelho e pela editora Perseu Abramo para o lançamento do livro "Diálogos da Perplexidade - Reflexões Críticas sobre a Mídia", de Venício Lima e Kucinski, o jornalista Nassif falou da sua visão sobre o momento que vivemos na comunicação brasileira, ele conceituou o que se chama de opinião pública e contou quando e porque a mídia começou a apresentar este comportamento "vale tudo" ou seja a compulsão de ter um escândalo por dia em suas manchetes apesar dos fatos.
Desde a retirada do Collor do poder até a tentativa de fazer o mesmo com o presidente Lula, a atitude da grande imprensa é veicular com extrema frequência as manchetes verídicas ou não, para conseguir o seu intento, por isso incansavelmente e diariamente é fabricado um novo escândalo para ser estampado nas bancas,na televisão e no rádio.
Ele disse também como a grande imprensa faz chantagem com o empresariado e o governo, a intenção é de conseguir vantagens. Eles intimidam o setor público para achacar, por exemplo: "Quando ela (editora) chega no Corinthians, o cara da Placar para discutir o álbum de figurinhas está implícita a possibilidade de que se (o Corinthians) não fizer isso, a Veja vem e bate. Quando conseguem um contrato para venda de assinatura para a secretaria da Educação, por trás está subentendido isso (se não concordar a gente bate). É um jogo de negócios neste meio.
Agora com a internet isso está mudando. Nas últimas cinco décadas, diz Nassif, nenhum grande jornal entrou para o mercado, o investimento era muito alto, aliado aos hábitos de leitura arraigada. Com a internet o investimento baixou muito e temos a entrada de novos atores como o pessoal de telefonia.
A proliferação de sites e blogs gerou uma rede que é tão influente quanto um grande jornal, hoje o mercado de opinião que deixou de ser hegemônico, agora quando alguém emite uma opinião pode ser contestado a cada momento. Não existe mais opinião absoluta, você tem que se legitimar diariamente, não se pode falar mais: "Eu sou o dono da opinião, eu dei a opinião, ninguém discute. Isso acabou", completou Nassif.
Mais um vez ele revela os bastidores que viveu na Folha e no grupo Abril, e fala do pacto entre os jornais para derrubar o presidente Lula.
Coloca a questão de que é preciso construir uma oposição no país, que hoje não existe.
Fala também sobre o Serra, o FHC, o Lula e suas políticas econômicas, e porque o Serra recebe ordens da mídia para a condução de sua política.
Assista o vídeo para entender como os donos da mídia pensam.



Um comentário:

Daniela disse...

acho que tanto na matéria, quanto nos vídeos, o que fica evidente é o fato de que a manipulação na mídia passou a ser a regra, como forma de manter o poder que durante tantos anos foi dado a mídia, gratuitamente, sem demonstração de que os "donos da mídia" faziam jus a tanta confiança e as cartas brancas que foram dadas.
a questão dos pequenos formadores de opinião que se reúnem para difundir outras opiniões, tendo muitas responsabilidades com a busca de fontes, direito de respostas (conceitos de uma mídia realmente democrática) devem estimular o publico a participar mais da comunicação, fazendo com que a construção e a difusão de opiniões não seja algo unilateral, mas que possa ser realmente dialético, onde as opiniões fluam e se possa formar um questionamento crítico da realidade e dos fatos...

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