quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Por trás do golpe de estado em Honduras estão as bananas.

Victor Zacharias

John Perkins, que entrevistei no V FSM em Porto Alegre, e que trabalhou no governo americano, sabe muitoooo, ele disse no seu artigo publicado no site Information Clearing House que recentemente visitou a América Central.
Cada pessoa com que falava estava convencida que o golpe militar que derrubou o presidente, democraticamente eleito, Manuel Zelaya tinha sido armado por duas companhias americanas com apoio da CIA. Eles também comentaram que o novo presidente americano não se levantou em favor da democracia.
Esta história começou assim, conta Perkins no seu artigo, a companhia bananeira Chiquita Brands Internacional Inc. (formalmente United Fruit) e a Dole Food Co. tinham criticado fortemente Zelaya por defender um aumento de 60% no salário mínimo em Honduras. Reclamaram que esta política poderia cortar os lucros da empresa. Contam que as companhias procuraram outras empresas e se uniram com os fabricantes têxteis e exportadores, que se firmam sobre o trabalho barato e suado, formando uma coalizão.
Perkins disse ainda que falou para um vice presidente de um banco Panamenho: "As companhias multinacionais sabem que se Honduras aumentar o salário mínimo o resto da América Latina fará o mesmo. Haiti e Honduras são o padrão básico para o salário mínimo. As grandes companhias resolveram parar o que eles chamaram de "revolta esquerdista" no hemisfério. Ao depor Zelaya é como se estivessem enviando uma mensagem ameaçadora para todos os outros presidentes que tentarem melhorar o padrão de vida das suas populações.
A memória dos americanos é curta, mas não na América Central. Eu continuei a ouvir pessoas que reclamavam que lembravam que a Chiquita e a CIA tinham derrubado o presidente eleito da Guatemala Jacobo Arbenz em 1954 e que a ITT, Henry Kissinger, e a CIA derrubaram Salvador Allende do Chile em 1973. Eles também tinha certeza que Jean-Bertrand Aristide presidente do Haiti tinha sido expulso pela CIA porque propôs um aumento no salário mínimo, como Zelaya.
O artigo de Perkins fala mais, porém encontrei uma campanha contra a Chiquita.
Quem a promove é a Frente Nacional contra o Golpe de estado em Honduras, eles pedem para repudiar e boicotar as empresas que notadamente financiaram o golpe, e também o apoio para fazer um boicote mundial por tempo indefinido contra a companhia bananeira CHIQUITA que, nos bastidores, está apoiando os gorilas golpistas.
Como apoiar? 1) Não comprar produtos Chiquita; 2) Difundir o boicote entre os amigos, familiares e conhecidos; 3) Imprimir adesivos, camisetas, cartazes com o logotipo do boicote; 4) Publicar o link do blog onde puder; 5) Entrar na página da matriz da empresa e enviar a seguinte mensagem: EU NÃO COMPRO CHIQUITA PORQUE APOIOU O GOLPE DE ESTADO EM HONDURAS. (http://www.chiquita.com/CompanyInfo/ContactUs.aspx)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por mais absurdo que possa parecer, pelo "curruculum" norte-americano, tudo é possível! Sonia Montenegro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...