terça-feira, 30 de março de 2010

A vida do Hiena. Um operário militante revela a verdade da luta.

Victor Zacharias

No dia 10 de abril será lançada mais uma obra literária do escritor Moacyr Pinto, esta conta a vida de Ediberto Bernardo dos Santos, o Hiena, um negro pobre nascido na Bahia que vem para São Paulo ganhar a vida como tantos outros nordestinos.
Sua trajetória é sofrida e marcada pela luta para sobreviver em uma sociedade desigual e oprimida pela ditadura.
No trabalho como operário na GM em São José dos Campos se viu em meio a uma greve durante a ocupação da fábrica, a partir daí se tornou um militante das lutas operárias e nunca mais parou. Reprimido pela polícia constantemente acaba perdendo o emprego e vai parar na cadeia. Agora, em uma nova etapa da sua vida, como sociólogo, Hiena, porque sempre fez sociologia de campo com o próprio corpo, experimentou durante 7 anos como é viver nos presídios paulistas, tendo ele inclusive anotado as cenas de riso, ainda que de dor ou ironia, que lá observou. Pesquisador de sorte, Hiena já estava dentro do sistema quando o PCC foi criado e com ele conviveu durante boa quantidade de anos. Libertado e sem suporte nenhum volta para a casa a mãe na Bahia.
Hiena foi anistiado político pela greve acontecida em meados de 1985 na qual tinha sido um dos líderes e hoje quer revelar toda a verdade nesta história e discutí-la sem concessões para nenhum dos lados.
O autor Moacyr Pinto da Silva é paulista, tem 60 anos, sociólogo e educador aposentado; vive atualmente em São José dos Campos/SP onde, em 1984, conheceu Hiena quando este era operário na General Motors do Brasil e ele assessor da diretoria do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos local.
Livro: Hiena. Minha revolta não se vende. Editora Mogiana. São José dos Campos. 2010.
Contato com o autor: moacyrpintos@ig.com.br telefones: (12) 3913-5466 e (12) 9731-1708

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...