Victor Zacharias
Hoje li uma dessas mensagens maravilhosas que vem de outra cultura e gostaria de compartilhar com você. Ela contraria tudo que vemos nesta sociedade ocidental individualista, capitalista e concentradora, baseada no conceito da escassez, o mais forte ou o que tiver mais mérito será o beneficiado, quantos aos outros, pouco importa.
Este relato peguei no FaceBook do Vitor Massao que linkou do Marcus V. Souza Ferreira. Quando a gente pesquisa como eram as coisas antes da propriedade, descobre que eram divididas e não havia pobreza. Tinha para todo mundo. E ainda tem, mas estamos contaminados com o capitalismo.
A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa , nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!
Um comentário:
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!" E não à toa esse o nome de um sistema operacional GNU-Linux. Além de um bom apelo visual, o nome Ubuntu expressa muito bem o espírito da Cultura LIvre, do Software Livre: compartilhemos!
Postar um comentário