sábado, 30 de abril de 2011

A seleção francesa poderá ter limite para jogadores negros

Victor Zacharias

Em matéria do The Guardian, publicada inicialmente no Midiapart, dirigentes da Federação Francesa de Futebol, supostamente, aprovaram uma cota, para limitar o ingresso jovens jogadores negros e originários do Norte da África, ou seja, árabes, de 30%, na seleção francesa. A intenção é deixar a equipe mais branca.
A Europa e particularmente a França têm realizados ações que evidenciam a crescente xenofobia, agora este processo parece ter entrado no times de futebol que são vitrines de valores para a sociedade.
Esta determinação não era para ser divulgada, iriam cumprir sem fazer alarde.
Em outra reunião, foi alegado que o Técnico Laurent Blanc apoiou as mudanças para favorecer novos jogadores "com a nossa cultura, nossa história". As fontes disseram que Blanc citou o atual campeão mundial: "Os espanhóis dizem não temos problema. Nós não temos negros."
Zidane foto de Boris Horvat/AFP
O governo pediu uma explicação e o todos negaram que exista algum tipo de cota racial.
Este é um problema que volta à França, visto que na copa de 1998, sua seleção multicultural, liderada por Zinedine Zidane, foi saudada pela torcida como "negros,brancos e azuis" para simbolizar o novo começo de uma nação mista, mas não somente a extrema direita, com Le Pen, chiou como também um líder socialista, já falecido, e que acabou expulso do partido.
Henri Guaino,assessor especial de Nicolas Sarkozy, disse que é viceralmente contra cotas: "Estabelecer cotas é o fim da república"
Clique aqui The Guardian e leia a matéria completa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...