segunda-feira, 18 de abril de 2011

I Encontro de Blogueiros Paulistas mostra como a mídia manipula nossos desejos

Victor Zacharias

No I Encontro de Blogueiros Paulistas que aconteceu em São Paulo na Assembléia Legislativa, no dia 16, a pesquisadora Raquel Moreno falou sobre as estratégias que a mídia utiliza para canalizar os desejos dos cidadãos nos produtos disponíveis no mercado.
As idéias de materialização da felicidade em mercadorias são embutidas em toda a programação dos veículos de comunicação, principalmente a televisão e o rádio, que são autorizados a funcionar por concessão pública, isto é, para informar tudo que tem interesse público e não somente o que tem interesse comercial.
O casamento é perfeito, depois assistir os programas de entrenimento, ou seja, os filmes, novelas, mini séries até o jornalismo que é espetacularizado, um imaginário de valores é construído na sociedade, e a propaganda vem colocar à disposição de cada um a felicidade em forma de marcas e produtos nas melhores casas do ramo, é desta maneira que as idéias de felicidade são associadas somente ao consumo.
Raquel mostrou como os padrões de beleza feminina eram diferentes em outros tempos e a enorme opressão que a mulher sofre nesta ditadura, a ditadura da beleza.
Assista os dois vídeos e entenda em detalhes como os donos dos capitais operam para manter a população escravizada e submissa pelas mensagens vistas todos os dias nas telinhas desde a mais tenra idade. Neste sentido dá com exemplo o absurdo da venda de sutiã com enchimento para meninas de 6 anos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...