Victor Zacharias
No mês de novembro aconteceu o Fórum da Cultura Digital Brasileira em São Paulo na Cinemateca, no último dia foi abordado, na palestra do professor Alex Primo da UFRGS, o tema que avaliava a velocidade da informação pela internet, a participação de mais atores na produção e a liberdade de expressão.
Alex comentou que hoje a grande mídia faz sua pauta olhando o que é falado no twitter e nos blogs, e os blogs também olham a grande mídia, tudo ficou mais complexo, e a questão para ser discutida não é a oposição entre a mídia de massa e a internet, mas o aumento da complexidade neste cenário com a possibilidade da entrada de novos protagonistas que trazem outras informações, são novas fontes.
O professor lembrou que durante a ditadura que vivemos no Brasil os jornalistas clamavam por liberdade de expressão para todos e hoje alguns lutam pela exclusividade da capacidade de praticar essa liberdade. Não seria isso um cerceamento? Será que somente o jornalista é o portador da verdade e da credibilidade para comunicar? Alex ressalta que quando a liberdade afeta o bolso de alguns, pois aumenta a competitividade do segmento, a luta pela liberdade de expressão fica prejudicada. Porque só quem pode falar é quem tem o diploma?
Assista um trecho da palestra.
Cartão Laranja é blogue informativo e também de debates sobre assuntos pouco polêmicos (rsr), como futebol, política e marketing, se a coisa não vai bem publicamos no cartão laranja, porém a única coisa que não vale é baixar o nível. Quem baixar o nível, leva cartão vermelho.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
A chegada da internet muda o conceito da exclusividade na profissão de jornalista.
Marcadores:
cidadania,
democracia,
ditadura da mídia,
internet,
jornalismo,
política
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário