quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gripe suína imuniza a riqueza.

Victor Zacharias

Até hoje não consegui compreender porque a gripe suína tem tanto destaque na mídia criando um clima de insegurança e afastando as pessoas do convívio social por medo de pegar a tal da gripe.
Ontem no cinema me vi com medo de um homem que tossiu atrás de mim e uma mulher que espirrou do meu lado e também percebi uma certa inquietação em outras pessoas na platéia.
Vamos analisar ponto a ponto:
REMÉDIO - já tem o Tamiflu.
ÍNDICE DE MORTE - menor que o da gripe de todo inverno. A gripe sazonal afeta mundialmente entre 57.000 e 96.000 pessoas por semana, com entre 4.800 e 9.600 casos fatais, segundo os números da Organização Mundial da Saúde (OMS).
GRIPE ESPANHOLA - "Não se comporta como a pandemia de influenza de 1918", em uma referência à gripe espanhola, considerada a maior praga do século XX, que deixou pelo menos 40 milhões de mortos no mundo entre 1918 e 1919 (AFP).
DOENÇAS INFECCIOSAS QUE MAIS MATAM - segundo a OMS, quase 90% das mortes provocadas por seis infecções - tuberculose, pneumonia, diarréia, sarampo, malária e Aids -, que afetam principalmente os países pobres.
AIDS - a Aids mata mais de dois milhões de pessoas por ano. O mundo tem mais de 33 milhões de portadores do HIV, o vírus que provoca a doença.
TUBERCULOSE - a tuberculose mata 1,5 milhão de pessoas por ano e dos 9,27 milhões de casos detectados, mais de meio milhão são casos resistentes aos antibióticos e apareceram a partir de 2006, especialmente na China.
SARAMPO - por ano, o sarampo soma 900.000 mortes.
MALÁRIA - entre 1,5 e 2,7 milhões - em sua maioria crianças -, das 300 a 500 milhões de pessoas que contraem a doença.
DIVULGAÇÃO - nenhuma destas doenças tem presença na mídia o tempo todo. E são comprovadamente mais letais.
Como fez na febre amarela há pouco tempo a mídia todo dia fala que morreu um aqui e outro ali, se não morreu foi infectado, e como tortura chinesa traz a gripe para perto de todos, todo dia.
Não dá para acreditar porque tanta importância. Será um ALARME FALSO? - um daqueles alarmes de incêndio, que de vez em quando, toca nas empresas, e este seria só para treinar a população mundial para ver como reagem os paises se houver uma real pandemia.
QUAL A REAL DIFERENÇA? - cheguei a conclusão que a gripe suína não tem provocado mortes em escala superior as outras doenças menos faladas, mas consegue submeter a vontade social com legitimidade. É bom para a XENOFOBIA DOS PAÍSES RICOS. Agora começa a fazer sentido, não acha? Eles estão podem fechar a entrada de pessoas dos países pobres que imigram para conseguir emprego. Não faz muito tempo a Espanha impediu a entrada de brasileiros e outros países tem fechado as fronteiras.
Muitos governos estão sugerindo que não se viaje onde supostamente existe um surto maior da gripe, lembro que os vôos mexicanos foram proibidos, jogos de futebol foram cancelados e cinemas fechados e escolas também. Agora sim vejo a força deste vírus.
Se tudo continuar como está é possível que surja um movimento global nos quais as fronteiras poderão ficar mais restritas e os visitantes triados dentro da legalidade dos direitos humanos. O vírus passa, mas o imigrante não. A desculpa é perfeita.
E quais seriam os paises segregados?
Os países de terceiro mundo, nos quais a higiene é a pior e as aglomerações são maiores, nos países que tradicionalmente a gripe normal, mais letal que esta suína, contamina mais e faz mais vítimas.
A gripe suína pode ou ser um jeito disfarçado de impedir que haja imigração? Os ricos em crise não querem dividir sua pobreza com os mais pobres.
Não que seja algo orquestrado, mas faz parte do habitus, como diria Bourdieu, ou melhor, do jeito inconsciente de ser dos empobrecidos paises desenvolvidos.
Não sei, a reposta fica para você, mas que pelo que analisamos isto é bem possível, ah, isso é.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...