Neste sábado, dia 02 de Julho, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a plenária de mobilização para a cúpula dos povos da RIO+20 (A conferência da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável). A plenária foi dividida num momento de formação e debate pela manhã, e as reuniões de grupos de trabalho com posterior apresentação de seus resultados no encerramento da plenária.
Choque Sistêmico

Calendário da Conferência
Rubens ainda apresentou um panorama do que estará acontecendo no Rio de Janeiro durante a Rio+20. A conferência da ONU acontecerá entre os dias 4,5 e 6 de Junho de 2012. Uma semana antes acontece a última reunião do comitê preparatório, onde os diplomatas fecham os documentos que serão apresentados à conferência. Entre a última reunião e a conferência, haverá um intervalo de 4 dias em que o governo brasileiro está propondo debater oito grandes temas com a sociedade civil mundial (dois grandes temas por dia). Durante os “16 dias no Rio de Janeiro”, que é o período de vigília da sociedade civil para a conferência, Rubens percebe como estratégico as mobilizações de rua que chamem a atenção dos diplomatas que estarão chegando ao Rio de Janeiro e que também mobilizem a sociedade e chamem a atenção para importância do evento.
Pressão política
Rubens finalizou sua fala chamando a atenção para uma pressão efetiva pela reforma da ONU que inclua os debates sobre sustentabilidade ambiental no centro das preocupações com a criação uma comissão de alto nível para tratar da questão. Muito se fala sobre governança econômica, mas é importante se falar também em governança ambiental. Rubens lamenta que a Rio+20 já foi anunciada como uma reunião que não produzirá decisões juridicamente vinculantes. No entanto, pondera que se houver um número significativo de chefes de Estado na conferência, é possível que se produzam indicativos politicamente relevantes para efetivação dessas reinvidicações.
Rio+20 e a juventude
As mobilizações em torno da Rio+20 estão contando com o apoio dos movimentos de juventude de todo o país e do mundo. Carlos Henrique Painel, coordenador do Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro, afirma a importância da inclusão da juventude na articulação e sugere que para além das grandes mobilizações em torno dos temas centrais, é importante que os equipamentos culturais da cidade sejam ocupadas durantes as mobilizações da Rio+20.
Na reunião do Grupo de Trabalho de Juventude, também se apresentou a proposta para o acampamento da juventude, que deverá privilegiar práticas sustentáveis como uma forma de exemplo e oposição aos custos ambientais que serão gerados pela Rio+20.
Agenda
A agenda até agora estabelecida até a Rio+20
- Seminários regionais: De Julho a Setembro;
- Conferência ETHOS: 7 a 8 de Agosto em São Paulo;
- Sustentável (CEBDS): 27 a 29 de Setembro no Rio de Janeiro;
- Segundo Seminário Nacional rumo a Rio+20: 17 e 18 de Outubro em São Paulo;
- Data limita para as propostas para a secretaria da ONU: 1 de Novembro via internet;
- Segunda INTERSESSIONAL da ONU: 15 e 16 de Dezembro em Nova York;
- Seminário temático do Fórum Social Mundial: 25 a 29 de Janeiro de 2012 em Porto Alegre;
- Terceira INTERSESSIONAL da ONU: 5 e 7 Março de 2012 em Nova York;
- “16 dias no Rio de Janeiro”: De 26 de Maio a 10 de Junho de 2012 no Rio de Janeiro;
- PREPCOM3 ONU: 28 a 30 de Maio de 2012 no Rio de Janeiro;
- UNCSD-2012 (Rio+20): 4 a 6 de Junho de 2012 no Rio de Janeiro;
Quem é o comitê facilitador até o momento?
- Quatorze redes que lançarem iniciativa;
- Uma secretaria executiva composta pela CUT;
- Fórum Brasileiro de ONGs e movimentos sociais e defesa do meio ambiente;
- Grupo de Apoio e Reflexão para o Fórum Social Mundial;
- Rede brasileira de integração de povos;
- Grupo de trabalho de mobilização que segue o processo oficial;
- Grupo de trabalho Rio de Janeiro;
- Grupo de trabalho Cúpula dos Povos;
- Comitês Estaduais que estão se formando (até o momento São Paulo, Ceará, Pernambuco e Paraná);
- Redes que estão colaborando mas que não estão comitê
- Rede de ONGs mata atlântica;
- Rede de ONGs do serrado;
- Rede brasileira de educação ambiental;
Nenhum comentário:
Postar um comentário