domingo, 6 de dezembro de 2009

Uol persegue blogueiro por fazer campanha estimulando o cancelamento de assinatura.

Victor Zacharias

O Grupo Folha de São Paulo que também é dono do UOL faz um jornalismo extremamente tendencioso aos seus interesses políticos, porém se diz um jornal plural, o que não é. Ele teve recentemente uma postura no seu editorial que no mínimo foi absurda, pois classificou a ditadura brasileira de ditabranda e ainda ofendeu pessoas como os professores Fábio Comparato e Maria Victória Benevides, dois dos fundadores da Escola de Governo, que gozam de um enorme respeito no meio acadêmico, profissional e político. Para isto foi preparada uma moção de repúdio cuja as adesões feitas pela internet somaram mais de 8 mil assinaturas de grandes nomes da intelectualidade brasileira, estudantes, políticos e artistas.
O Grupo Folha só tem uma maneira de entender que seu o jeito de trabalhar a ética no jornalismo brasileiro não é desejado: perder assinaturas do jornal e do portal.
Foi pensando assim que em listas de discussão e em alguns blogs, isto é, em um ou outro lugar na internet, se liam protestos e apelos para que as assinaturas fossem canceladas, afinal quando um produto faz mal à saúde os seus consumidores devem ser alertados para deixar de consumir. E o grupo FSP tem feito mal à saúde dos pensamentos comuns na sociedade brasileira, porque, volto a dizer, no mínimo não dá espaço ao contraditório e produz matérias sem o devido cuidado ético e jornalístico.
O último ato deste grupo, que na sua campanha publicitária chegou a comparar seus jornalistas ao inseto mosca, citou extra- judicialmente o autor Antonio Arles do blog Arleshofia por divulgar um selo que alertava os consumidores a não consumir produtos do grupo, os quais publico aqui.
Isso era tudo o que a campanha precisava, um grande grupo que trabalha mal, teve uma atitude extremamente agressiva contra um dos blogs da imensa, ainda livre da censura privada, internet.
Pronto, hoje o assunto é matéria em milhares de blogs e os e-mails circulam com mais vigor em todas as listas. É isso Folha de São Paulo, durma com este barulho.
De jornalismo a Folha não entende e acho que de comunicação também não.

Um comentário:

Roberto disse...

Víctor,

Em 1994 eu fui um dos primeiros assinantes folha a cancelar a assinatura por conta
da máscara desse jornaleco que já não me enganava mais.
Em 1989 já havia percebido a postura desse jornal, mas fui o único, entre todos os
meus conhecidos que achava isso.
Eu cancelei 3 vezes a assinatura da folha, sendo a última em 2002 e nunca mais nem
em banca comprei.
Todas as minhas tentativas de convencer as pessoas a cancelarem suas assinaturas
nunca surtiram muito efeito, tanto que permaneci com a assinatura do uol que já conta
com mais de10 anos.
Em 2002 convenci alguns a não assinarem mais esse jornal.
Vou trocar o uol por outro provedor e fazer parte dessa campanha, porém não me iludo
com a postura dos outros provedores que são tão iguais ou piores que a empresa dos
Frias.
Globo, Folha, Estadão e Abril são todos um grande bando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...