sábado, 27 de junho de 2009

Poluição e hipertensão a grande epidemia do século 21.


Muito mais do que a tal da gripe suína, temos a poluição atmosférica.
As pessoas as vezes não fazem a relação da poluição com a saúde tão diretamente, imaginam que a poluição pode fazer mal, mas dizem: - Fazer o que? E continuam com o comportamento poluidor e conformista, ou seja, não regulam o carro, preferem ir a padaria de automóvel do que a pé, não reclamam com o companhia de ônibus da fumaça preta que é jogada no ambiente, não enviam reclamações a Petrobrás contra o alto índice de enxofre do diesel brasileiro, enfim, o conforto e o conformismo ainda fazem parte da maior parte da população brasileira.

Um estudo desenvolvido pelo cardiologista do HCor - Hospital do Coração, Dr. Abrão José Cury Jr., intitulado "Efeitos da Poluição Atmosférica na Freqüência de Atendimentos por Hipertensão Arterial em Unidade de Emergência na Cidade de São Paulo", comprovou que a poluição do ar na cidade paulistana, liberada pelos automóveis (combinação das partículas: Óxido de Nitrogênio, Monóxido de Carbono e Dióxido de Enxofre), pode afetar e elevar de forma significativa a pressão arterial, especialmente das pessoas que já sofrem de hipertensão e dos idosos (60 anos ou mais), além de causar crise hipertensiva, importante fator de complicações médicas.
"A redução da poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis veiculares pode ser uma tarefa do governo de cada estado, mas também precisa da colaboração da sociedade, portanto, vamos todos procurar despoluir o ar já que esta atitude beneficia a saúde de toda a população", comenta Dr. Abrão.
A hipertensão arterial, com taxa de incidência na população brasileira de 30 a 35%, é conhecida como a grande epidemia do século 21 e a que mais mata no país. Além disso, a doença é o principal fator de risco, ou porta de entrada para as doenças cardiovasculares, como Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Miocardiopatia Congestiva.

É preciso perceber que ações individuais erradas são cumulativas e existe relação entre o ar poluído, doenças graves, economia, saúde que afetam a vida de cada um.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...