domingo, 26 de dezembro de 2010

Um ano novo bem doce para os leitores e leitoras, e aos santistas, que venha o enea.

Victor Zacharias

O Cartão Laranja teve um ano de grandes vitórias por ter conquistado muitos novos leitores e mantido os que nos visitam.
No Brasil tivemos um ano de grandes lutas sociais e vitórias, especialmente no campo da democracia da comunicação social. Nesta esfera aconteceram várias conquistas, principalmente neste final de ano, com o grande apoio que o presidente Lula deu para a comunicação. Com certeza, no governo Dilma, este assunto, primordial para o desenvolvimento, a cidadania e os direitos humanos irá avançar e ratificará muitos pontos aprovados durante a primeira Conferência Nacional de Comunicação que aconteceu no final de 2009.
A mídia de mercado começa a tomar consciência da questão e já discute com mais frequência este tema em seus programas.
Hoje a liberdade de imprensa nem sempre é confundida com liberdade de expressão, graças a estas discussões promovidas pelos movimentos e pelo governo.
A democracia está em curso e não tem volta, mas é preciso ficar atento pois os que estão acostumados com o poder e a falta de regulamentação nesta esfera ainda podem criar muitos impecílhos para a plena liberdade de expressão, um direito humano que deve ser respeitado e defendido pelo estado, ao mesmo tempo.
A retrospetiva de tudo de bom que aconteceu é muito grande e daria para escrever parágrafos e mais parágrafos. Acho que é importante, neste tempo de parada mundial para reflexões, olhar para trás, vamos ver que avançamos, e isso é motivo de ânimo. Quando pensamos no futuro dá para imaginar que ainda há muito para se fazer, mas a diferença é que pelos avanços, a nossa esperança se renova mais forte.
Não posso esquecer do futebol e dizer que o time do Santos fez muitas conquistas em 2010, e está se preparando para muitas mais. Hoje somos octa e creio que em 2011 inauguraremos o prefixo enea (grego ennéa, nove).
Feliz ano novo para você e continue nos acompanhando e ajudando a fazer este espaço cada vez mais democratíco e crítico, ficou descontente, já sabe: levante o cartão laranja !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...