terça-feira, 15 de dezembro de 2009

João Saad, presidente da rede Bandeirantes, defendeu canais para os movimentos sociais.

Victor Zacharias

Começou a democratização dos meios de comunicação no Brasil com a realização da primeira Conferência Nacional de Comunicação. Mais de 2 mil pessoas representantes do governo, dos empresários e dos movimentos sociais iniciaram ontem, dia 14, as discussões sobre as comunicações no Brasil com o objetivo de democratizá-las. Como era de se esperar a imprensa de um modo geral não deu destaque para este importantíssimo evento para os brasileiros e nesta hora que acontece a censura privada, isto é, assuntos que não são de interesse dos detentores dos meios de comunicação tem pouco ou nenhum destaque, mas existe um site governamental com transmissão ao vivo e com as notícias da Confecom, é só clicar aqui. Na abertura esteve presente o presidente Lula que disse: "Lamento que alguns atores da área da comunicação tenham preferido se ausentar desta conferência com medo de sabe lá o que?, perderam uma ótima oportunidade para conversar, defender suas idéias, lançar pontes e derrubar muros. Eu que sou um homem de conversa e de diálogo, volto a dizer, lamento, mas cada um é dono de suas decisões e sabe onde lhe aperta o calo....eu quero aqui fazer um agradecimento especial a participação dos empresários que não tiveram medo de vir nesta conferência participar do processo de democratização." Lula reafirmou seu compromisso com a liberdade de imprensa, e disse que a Confecom se realiza sob esse signo. “A imprensa apura ou deixa de apurar, publica ou deixa de publicar, opina ou deixa de opinar sobre o que bem entende”, salientou. “Às vezes, há meios que se excedem, publicam inverdades, disseminam calúnias infames. Eu aprendi a conviver com isso, porque com liberdade de imprensa a verdade acaba por aparecer.”
O presidente do grupo Bandeirantes, sem falar sobre pluralidade e diversidade no seu canal, defendeu a abertura de canais de TV aos movimentos sociais: "o governo reservou para si 10 canais que podem virar no mundo digital 40 canais em cada município brasileiro isto pode e deve ser aberto a todos os movimento sociais", ressaltou a importância da liberdade de expressão incluindo a democratização da TV paga: " para existir a democracia são necessárias algumas qualidades, é preciso liberdade de expressão, é preciso liberdade comercial, a publicidade, é preciso diversidade, pluralidade, é preciso que haja as tevês abertas a isso também para que a gente tenha essa diversidade, essa pluralidade, dentro da televisão paga brasileira é preciso que haja esta mesma pluralidade, diversidade, isso hoje não ocorre."
Celso Shroeder do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, disse: "Excelentíssimo Sr. Johnny Saad, quero saudá-lo por reconhecer na Abra e na TeleBrasil a parte empresarial do setor de comunicação disposta ao debate e a negociação sem dúvida homens de negócio preocupados com a soberania nacional e com a democratização na comunicação que se negaram a participar de sabotagem ou desqualificação deste espaço público construído coletivamente a duras penas."
O presidente da Abra, Frederico Nogueira, acredita que o saldo do encontro será positivo: " a gente espera que na sexta feira o balanço seja um grande pacto federativo, um grande pacto entre todos os segmentos envolvidos visando a construção de um Brasil melhor no setor das comunicações."

Um comentário:

Diego Rabatone Oliveira disse...

Fico muito feliz que este espaço esteja sendo construído, com apoio público (do governo), e com uma expressiva e fundamental participação dos movimentos sociais e também, porque não, do empresariado. Estão todos de parabéns.
Não sei se fico triste com o boicote realizado pelos meios tradicionais (excessão ao grupo Bandeirantes?). Talvez isso deixe mais claro o quanto eles não estão preocupados com os princípios de publicidade (público) dos meios de comunicação, e isso só reforce a dicotomia e nos dê mais argumento e forças para combatê-los.
Espero, apenas, que o Estado Brasileiro continue batalhando ao nosso lado, independente de que grupo seja o Governo "do momento".

Ontem foi dado um rápido informe sobre a conferência no Jornal Nacional, dizendo que a Conferência estava ocorrendo, SEM a participação dos principais meios de comunicação (do modo como foi exposto deu a impressão de que nenhum grande meio havia participado), e foi lida a carta do conglomerado expondo os motivos para a não participação destes na conferência (mas não foi lida a posição dos congressistas). Eles alegam que o congresso quer o controle social da mídia para censurar a imprensa (CALÚNIA!).

Liberdade vem com responsabilidade, e isso a grande mídia não tem. Eles não têm responsabilidade com a verdade, eles não tem responsabilidade com o desenvolvimento (e não crescimento) do país, eles não tem responsabilidade com a justiça. Eles só possuem responsabilidade com o bolso deles!

Força a todos que estão na conferência! Que continuem batalhando!

Ah, e não se esqueçam de defender a liberdade plena de informação e de direitos autorais! Pelo fim dos direitos autorais abusivos! Pelo fim da mercantilização do conhecimento!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...