quarta-feira, 17 de junho de 2009

Beber faz ou não faz bem?

By Roni Caryn Rabin

Beber hoje em dia faz parte do rito famíliar. Muitos estudos sugerem que o álcool bebido moderadamente pode promover a saúde do coração e até mesmo prevenir a diabetes ou a demência. Os especialistas consideram que beber moderadamente - um copo por dia para as mulheres e mais ou menos dois copos para os homens - é a parte central de um estilo de vida saudável.
Você já pensou se tudo isso for um engano?
Para alguns cientistas a questão não está respondida porque nenhum dos estudos fez a relação causal entre beber moderadamente e o baixo risco de morrer, o que se sabe é que os dois normalmente andam juntos.
O mais provável é que beber moderadamente é justamente o que as pessoas saudáveis tendem a fazer, e não algo que as faz saudáveis.
"Os bebedores moderados tendem a fazer tudo certo, eles se exercitam, não fumam, comem certo e bebem moderadamente, disse Kaye Middlenton Fillmore, sociólogo da Universidade da Califórnia, São Francisco, que tem sido um crítico das pesquisas.
Mesmo os mais ávidos apoiadores da moderação temperam suas recomendações com avisos sobre os perigos do álcool, como sua ligação com o câncer nos seios e pode levar a acidentes mesmo quando consumido em pequenas quantidades, e esta ligado a doenças do fígado, canceres, doenças do coração e derrames quando consumidos em grandes quantidades.
Este texto é parte do artigo publicado no New York Times, se quiser ler toda a matéria clica aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...