segunda-feira, 7 de maio de 2012

Campanhas publicitárias popularizarão o debate da democratização da mídia

Victor Zacharias

O debate sobre a democratização da comunicação continua crescendo e a pressão sobre o governo também. Os motivos do aumento da participação popular vem dos fóruns e frentes da chamada sociedade organizada e também das atitudes em grupo de ousados parlamentares que sistematicamente provocam debates, seminários e conferências em Brasília e por todo o país, apesar das eleições municipais que acontecerão este ano.

Neste último domingo aconteceu no Sindicato dos Engenheiros um debate sobre o tema "Os desafios da Liberdade de Expressão". A platéia estava lotada, o debate foi conduzido por vários especialistas que colocaram importantes pontos para o aprofundamento da questão da democracia na comunicação.

Ivan Valente - PSOL e Luiza Erundina - PSB, que fazem parte da Frentecom - Frente Parlamentar Pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, em sua falas colocaram o medo dos parlamentares, de um modo geral, de receber retaliações da grande mídia caso estimulem este tema e, no caso de Luiza Erundina, a existe a falta de apoio do seu partido.

André Vargas, secretário nacional de comunicação do PT, reforçou a posição do partido pela democratização da comunicação no Brasil.

Renato Meirelles, do instituto de pesquisa Data Popular, recomendou que fosse feita uma campanha publicitária para esclarecer o que é liberdade de expressão e paralelamente aumentar a pressão sobre os parlamentares com passeatas nas ruas ou enviando massivamente e-mails sobre a questão.

João Brant, Coletivo Intervozes, apresentou uma proposta estratégica para conduzir o trabalho de comunicação e destacou a participação militante de pessoas e entidades na divulgação voluntária e na construção de slogans e peças virtuais que popularizam este tema pela internet, entre elas estavam as desenvolvidas por este blogueiro.

Bia Barbosa, Coletivo Intervozes, lembrou que existem movimentos dos oligopólios no sentido de estabelecer o seus conceitos de Liberdade de Expressão para atrelar esta liberdade aos interessses do poder econômico, o Instituto Milenium, por exemplo, está conceituando a regulação dos meios de comunicação como uma liberdade funcional.

O perigo é que pelo seu poder de difusão a população seja enganada e rapidamente convencida que a democracia na mídia, Marco Regulatório da Comunicação, é um plano disfarçado dos partidos de esquerda para reestabelecer a censura, o que é uma mentira. No fundo eles tem medo da Liberdade de Expressão com diversidade e pluralidade.

Ao final do evento foram formados vários grupos executivos de trabalho para que uma campanha publicitária fosse desenvolvida o mais rápido possível.

Para assistir o Seminário Desafios da Liberdade de Expressão/FNDC clique nos links
parte 1 - http://www.ustream.tv/recorded/22344953
Parte 2 - http://www.ustream.tv/recorded/22348351
Parte 3 - http://www.ustream.tv/recorded/22351211
Parte 4 - http://www.ustream.tv/recorded/22353297

Campanha militante para popularização do tema:





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...