terça-feira, 10 de maio de 2011

Beckham + Fruki Guaraná + Twitter = Vendas. Com as propagandas pagas de cerveja acontece a mesma coisa.

Victor Zacharias

Quem é publicitário já sabe o poder que tem esta mistura de símbolos com produtos e ainda por cima potencializados pela mídia, mesmo que seja a nova mídia, a internet.
Foi o que aconteceu com um guaraná feito pela indústria de Bebidas Fruki de administração familiar localizada em Lajeado no Rio Grande do Sul.(Clirbs)
Beckham flagrado com refrigerante na mão
O jogador Beckham estava saindo de um restaurante brasileiro na Califórnia com uma lata do guaraná na mão, uma consumidora do produto viu a foto em um site de fofocas dos artistas e enviou para a empresa. Parece que nesse meio tempo o #Fruki já estava no twitter como um dos termos mais citados em todo mundo. E em quarto lugar no Trending brasileiro.
Foi uma ação de um paparazzi, isto é, não planejada pela empresa, mas a marca ganhou fama internacional.
O que dá para perceber na prática é a influência que tem as celebridades sobre uma determinada tribo. O ídolo com certeza foi escaneado e cada peça do que usava ganhou valor para seus adoradores em todo mundo e nisso estava o guaraná brasileiro.
É importante frisar que isso acontece sempre, tudo que estas pessoas promovidas a símbolos, pela mídia, fazem,usam, vestem é copiado,quando aparece. Seja sem querer ou com propaganda, promoção e merchandising.
Podemos deduzir disso que é possível influenciar as pessoas fortemente em seus hábitos, em curto espaço de tempo, utilizando estas celebridades, portanto elas, por serem pessoas públicas devem ter responsabilidades em suas aparições e atos.
Esporte não combina com alcoól
Imaginem a influência que este tipo de comunicação tem na mente das crianças e adolescentes quando o seu ídolo faz propaganda de bebida alcoólica.
Não é sem querer que o alcoolismo cresce muito por estas bandas, e suas vítimas são cada vez mais novas.
Aumentam os jovens alcoólicos
O patrocínio do esporte mais famoso do mundo, o futebol, com certeza leva muitos jovens a beber. Os anúncios sempre são recheados de emoção, sucesso, muita mulher bonita, e para reforçar o craque aparece recomendando a tal marca.
A verdade desta história aparece nas estatísticas e na vida real. As matérias jornalísticas mostram isso tudo, estudantes em frente a escola, ocupando toda a calçada e invadindo a rua, bebendo sem parar.
Responsabilidade dos ídolos
Será que os atletas e artistas não poderiam pensar nisso quando fecham contratos para fazer propaganda para cerveja? Qual é o objetivo: ganhar mais dinheiro ainda? Será que eles precisam?
O propaganda de cigarro foi proibida, agora falta a de bebidas alcoólicas.
Assista o que acontece, e não é só em São José dos Campos.

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