sábado, 16 de abril de 2011

I Encontro de Blogueiros Paulistas discute o controle da internet e a privacidade

Victor Zacharias

Aconteceu hoje na Assembléia de SP, salão Franco Montouro, o segundo dia do I Encontro de blogueiros paulistas. O auditório estava cheio de blogueiros e também com a presença de parlamentares, (Paulo Teixeira, Luiza Erundina, Renato Simões, Antonio Mentor), que lutam pelo direito à comunicação e a regulamentação da mídia no Brasil.
Sergio Amadeu foi quem falou sobre a discussão que acontece em todo mundo do controle da internet. Ele resignificou alguns conceitos que servem aos interesses da mídia comercial, por exemplo: o Wikileaks não é invasor de computadores, as informações que ele possue estão disponíveis para todos, porém da maneira como a notícia foi dada ela serve para reforçar que a rede tem liberdade demais, essa liberdade incomoda os poderosos porque aumenta tremendamente a pluralidade e diversidade da informação, assim protestos que podem gerar mudança na sociedade podem começar no meio virtual e ir para o real.
Existem dois grupos que querem impedir o funcionamento livre, como é hoje, da rede mundial de computadores: - a indústria do "copy rigth" e - as empresas privadas de tele comunicação.
Há um projeto no parlamento brasileiro, por enquanto parado, que imita uma lei francesa que foi aprovada e vincula o IP (número do computador) ao RG do seu proprietário para que ele seja fiscalizado e punido. Isso só pode ser feito se a privacidade for violada, é como se as cartas enviadas pelos correios pudessem ser abertas para controle político e cultural.
Hoje são aproximadamente 15 empresas que dominam o fluxo da rede no mundo. O objetivo, na opinião de Sergio Amadeu, é transformar a internet em uma grande TV a cabo.
Estas tendências violam o princípio da neutralidade da rede. Quando todos estiverem conectados as empresas não irão só cobrar o acesso, mas os "up loads". Hoje estas grandes empresas, à exemplo da China, já interferem no fluxo de acordo com seus interesses, praticando uma censura privada, pior que a pública, pois a pública pode ser eliminada derrubando o governo, mas a privada é difusa e poderosa.
Amadeu afirma: - Quem controla a estrutura da rede não tem o direito de controlar o fluxo de informações, pois o controle deve ser técnico e não um controle cultural e político. Liberdade de expressão e criação é um direito de todos.
Quem quer entender os problemas da internet hoje deve assistir a este vídeo.



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o texto! O Debate deve ter sido ótimo, pena que não pude ir!!... Por uma internet neutra, livre e democrática! =)

Diego Rabatone Oliveira disse...

Muito legal o texto! O Debate deve ter sido ótimo, pena que não pude ir!!... Por uma internet neutra, livre e democrática! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...