terça-feira, 5 de abril de 2011

Alternativas ao capitalismo estão sendo discutidas em todo mundo

Victor Zacharias

É verdade que aqui na nossa terra e em todo mundo os bancos têm uma péssima imagem. Quem não acha que o banqueiro e seu poderoso banco são aproveitadores, oportunistas e exploradores?
Você deposita todo o seu dinheiro nele e remuneração fica em torno de 0,5% ao mês, mas para emprestar eles cobram uns 7,8 ou 9% e + ao mês, um assalto. A diferença enorme é o lucro que fica todinho para os bancos.
Na última crise mundial, a mais grave até agora, os responsáveis foram as empresas do sistema financeiro, isto é, os bancos e suas corretoras.
Milhões de pessoas ficaram pobres da noite para o dia pela obscena e desregrada forma dos bancos ganharem dinheiro em cima de nada, somente com promessas e papel. Via propaganda e comunicação eles procuram melhorar estas relações. O Itaú já está com uma simpática campanha no ar, o Bradesco não ficou atrás, diz que está sempre ao seu lado, fora aquele HSBC que diz que está JUNTO. Meu Deus, quanta hipocrisia, para criar um clima de familiaridade com clientes e com a comunidade.
Quem dá a eles a matéria prima para que ganhem muito somos nós, pois depositamos qualquer dinheirinho no banco. Achamos que isso vai aumentar nosso dinheirinho, mas é com isso que alimentamos todo o processo. E se todos não depositassem mais, o que aconteceria com os bancos?
Há salvação, no mundo todo existem muitos pensando como sair dessa lógica perversa do capitalismo, sistema que leva a classe média e os pobres a cairem na miséria, enquanto aqueles banqueiros que são os grandes ganhadores, continuarão intocáveis.
Nesta crise quem salvou os ricos foi o dinheiro dos pobres que pagam impostos indiretos, bilhões e trilhões surgiram do aparente nada, dinheiro que não existia para a saúde, educação, segurança, etc.
Os ricos, como sabermos, pagam poucos impostos relativamente aos seus ganhos, isto é comprovado no estudo do IPEA. Quando se fala em criar um imposto para grandes fortunas logo vem a grita dos donos dos mercados que falam pela televisão, obediente aos desejos dos poderosos endinheirados, e reclamam com vigor.
Quero acreditar que a raiva contra esta exploração mobilizará as pessoas em todo mundo para lutar contra este sistema injusto e destrutivo, não só para a humanidade, também para a natureza.
Que tal você pensar sobre isso?
Este vídeo mostra algumas experiências que tem sido feitas em outros países e também diz porque poucos se levantam contra a lógica do capital.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...