sexta-feira, 11 de março de 2011

Os Estados Unidos precisam de uma revolução à moda do Mundo Árabe

Victor Zacharias

Um norte americano fez uma reflexão interessante sobre o poder, a questão da derrubada do poder no Oriente Médio, e a "democracia" no ocidente, especialmente nos EUA.
Fiz uma tradução livre, mas que quiser ler o artigo original é só clicar aqui Adbusters.

Lição para os americanos - Micah White
O povo que está se levantando no exterior é o nosso futuro.
Os americanos correm o perigo de aprender a lição errada da revolução popular que começou na Tunísia, mas que acabará por varrer o globo. Atrás do nosso clamor ardente e sincero, de apoio à rebelião "de lá", sentimos o fortalecimento dos profundos sentimentos de impotência e desespero, uma nota de nostalgia melancólica por um tempo dos ditadores onde a revolução seria, imaginamos, fácil.
Há uma narrativa debilitante da política de desenvolvimento "aqui" na América - um abastardamento da filosofia pós-estruturalista - que diz que a revolução é possível para os tunisianos e egípcios, precisamente porque é impossível para os ocidentais. "Eles", da narrativa que paralisa ", estão vivendo no passado, dominados por uma forma arcaica de poder fora do prazo de validade. É por isso que eles ganharam: tunisianos e egípcios tinham um único inimigo, um repressivo, tirano, anacrónico, contra quem eles poderiam se rebelar.
Pelo contrário, nós, cidadãos americanos da mais 'avançada democracia' do mundo, temos que enfrentar um inimigo que está em toda parte. O poder é difuso na pós-modernidade, não pode ser localizado e, portanto, não temos nenhum tirano e, conseqüentemente, não temos forma de revolta. "O fascínio perigoso dessa história, é a razão pela qual, simultaneamente pede desculpas, ampliando a nossa apatia, com um discurso parcialmente verdadeiro. Isso descreve com precisão como funciona o poder na América hoje.
Onde está o poder?
Cada militante tem uma dívida com Michel Foucault, historiador e filósofo francês influente pós-estruturalista, que revolucionou o modo como pensamos sobre o poder. Ele nos ensinou a desconfiar da "hipótese repressiva", a crença de que o poder sempre funcionou só por negação, a proibição, a censura e a opressão. Ele nos convenceu de que o poder está longe de ser óbvio, seu controle está embaixo, escondido, de uma jeito que garante o nosso consentimento de bom grado. "O poder é tolerável somente na condição de que ele esconda uma parte substancial de si mesmo", explicou ele no primeiro volume da História da sexualidade - 1976. "O sucesso [do poder] é proporcional à sua habilidade de esconder seus próprios mecanismos."
Agora é senso comum, e longe de polêmica, acreditar que o poder na nossa época não se encontra em qualquer lugar fisicamente, não é localizável, mas emana das redes sociais que nos cercam, formando-nos súditos obedientes. As escolas que doutrinam, os regimes de psiquiatria que medicalizam estados mentais, percebem que mesmo a linguagem que usamos restringe nossa imaginação, são todas as manifestações do poder.
"O poder está em toda parte", Foucault declarou, "não porque engloba tudo, mas porque vem de toda parte." E ele aconselhou aos ativistas para combater o poder de forma diferente do que já tinha feito isso antes. "Não vamos olhar para a sede ... nem a casta que governa, nem os grupos que controlam o aparelho do Estado, nem aqueles que tomam as decisões econômicas mais importantes diretamente de toda a rede de poder que funciona em uma sociedade ..." Esta foi, em o tempo, uma contribuição profunda e crucial para a resistência.
O problema é que os americanos aceitaram o argumento de Foucault apenas na medida em que engrandece a nós mesmos e nossa percepção da América. Nós lamentamos a nossa impotência, nossa incapacidade de se opor ao império norte-americano, gritando em voz alta sobre a dificuldade de resistir a um inimigo globalizado cuja força vem não só das centenas de bases militares que circundam o mundo, mas das palavras que usamos em protesto, enquanto nós, como controle escondido, colocamos o resto do mundo.
Nós aceitamos a hipótese de Foucault sobre a condição de que ela não se aplica às pessoas nas ruas de Benghazi. Nós nos sentimos ultra-modernos, mais uma vez, argumentando que "eles" ainda são reprimidos por tiranos, enquanto nós vivemos em um estágio mais avançado de controle. Então voltamos a sua revolução em mais uma prova da nossa opressão.
Sustentar tudo isso é um equívoco fundamental
Os revolucionários no exterior não derrubaram um ditador à moda antiga, eles derrubaram uma rede pós-moderna do poder difuso não menos avançada que a nossa. Apesar de enfrentar um inimigo tanto tempo no poder, com tentáculos em todos os ramos do governo, cada casa da escola, em cada bairro ... um inimigo inovador de tecnologias avançadas, tecnólogos ocidentais formados capazes de desligar a Internet e enviar propaganda para cada telefone celular no país ... essa gente conseguiu sua revolução porque rompeu totalmente com o mundo-como-ele-é. Nas ruas, eles inauguraram uma nova maneira de ser, um novo homem, um povo novo. É que a transformação em um novo povo que lhes deu a força para manter o terreno em Midan Tahrir sob o ataque às bombas de gasolina, para iniciar uma greve geral que parou a economia, para continuar a luta após a queda de Mubarak. A capacidade de resistir ao poder difuso, em todas as frentes, ao mesmo tempo vem o salto para uma nova subjetividade coletiva.
Revolução na América
Se a revolução não está acontecendo na América hoje não é porque estamos vivendo em uma sociedade de um controle invulnerável. É porque ainda nos vemos como as mesmas pessoas de ontem: os consumidores obedientes, trabalhadores, eleitores.Nós hesitamos renunciar à nossa fidelidade ao mundo atual. Nós tropeçamos ao custo de retirar permanentemente os nossos investimentos psíquicos. As pessoas que vemos subindo no exterior terem feito o que nós temos medo de fazer. Eles não são o nosso passado, pois eles são o nosso futuro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...