sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Marrocos marcha em protesto contra a divisão do país e denuncia a Algéria pelas prisões.

Victor Zacharias

Prisões de civis marroquinos por algerianos levantam a questão da divisão de países por interesses econômicos pelos tradicionais colonizadores.

Durante o Fórum Social Mundial foram feitas muitas passeatas de protesto e essa foi a dos marroquinos que estavam indignados pela prisão de muitos de seus civis, não participantes da política, pela polícia da Algéria.
Com uma grande faixa denunciando essas atrocidades e adesivos em formato de X em suas bocas, caminharam exercendo o direito da liberdade de expressão. Os prisioneiros escreveram livros auto biográficos que contam a história de cada um na prisão e o motivo que fez com que ficassem de 23 a 30 anos presos.
No meio de sua declaração o marroquino foi inquerido por uma mulher que disse ter visto as ameaças deles contra as mulheres saharauís. Em resposta o ativista do Marrocos pediu para que a mulher investigasse mais sobre o assunto lendo as auto biografias e completou dizendo que há interesses econômicos das grandes potências em dividir países para lucrar com isso.
No caso do Marrocos, se houver a independência do Sahara Ocidental o caminho para o mar estará garantido para a Algéria que é aliada da Espanha a qual parece financiar os movimentos dos saharauís para a divisão do país.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...