sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Escrivã nua provoca declaração da Ministra da Secretaria de Direitos Humanos

Victor Zacharias

O fato aconteceu em 2009, e o vídeo que foi gravado pela Corregedoria da Polícia acabou caindo no Youtube provocando uma imensa discussão sobre a falta de preparo e formação dos policiais paulistas.
Responsabilizada por um investigador de receber propina de um acusado, a escrivã, chamada de Vanessa no vídeo, é despida a força mesmo sob seus protestos e gritos. Ela não tinha se recusado a ser revistada, mas pediu para que isso acontecesse somente na presença de policiais femininas e sem a filmagem. O investigador não deu ouvidos ao seu pedido, algemou Vanessa e a despiu. Em sua calcinha foi encontrado o valor da R$200,00 da propina.
A operação demonstrou a inépcia da polícia quanto aos procedimentos, pois não observou a lei, os direitos das pessoas, e por outro lado a corrupção dentro da delegacia.
Fica também a pergunta: Se o suspeito fosse um homem o procedimento do investigador seria o mesmo?
A Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, se pronunciou, cobrando uma atitude do Governo de São Paulo, pela seguinte nota:

"NOTA PÚBLICA: Violência contra policial feminina em São Paulo
Diante das imagens veiculadas pela imprensa, que mostram uma policial mulher sendo despida à força por policiais homens, no estado de São Paulo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vem a público manifestar o seguinte:
1 – As imagens divulgadas demonstram uma grave violação de Direitos Humanos. É inaceitável que num Estado democrático de direito, agentes públicos protagonizem cenas bárbaras como as referidas. Essa situação deve ser repudiada por todos aqueles que defendem a dignidade humana e acreditam que a segurança pública deve estar comprometida com a lei e com os princípios de Direitos Humanos.
2 – A situação mostra que o Estado brasileiro ainda tem um longo caminho a percorrer. Ao governo federal cabe aprofundar a política nacional em curso que, em parceria com os estados e municípios, visa formar policiais para uma atuação voltada à proteção e à cidadania. Somente estreitando os laços positivos entre a população e as forças de segurança, poderemos enfrentar a violência.
3 – O Governo do Estado de São Paulo cumpre seu papel ao afastar dois dos policiais envolvidos no fato. No entanto, é preciso que os demais policiais que participaram da agressão também sejam responsabilizados. Somente uma atitude célere e firme poderá assegurar à sociedade que a impunidade não prevalecerá.
4 – A Secretaria de Direitos Humanos acompanhará os desdobramentos e sempre condenará atitudes que violem os direitos fundamentais, onde quer que ocorram."

O vídeo é forte.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...