terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ativistas de muitas nações fazem caravana pela livre circulação nas fronteiras e por justiça social.

Victor Zacharias

No dia 25 de janeiro começou oficialmente no Fórum Social Mundial a Caravana pela Liberdade de Circular e do Desenvolvimento Justo, que é organizada e dirigida pela "África-Europa-Interact-Net" de Bamako(capital de Mali).
Durante a marcha os ativistas gritavam pelo seu direito de ir e vir sem necessidade de licença
O grupo de " Sans Papiers" da França, reclamava das fronteiras fechadas aos que estão "sem documentos". Um militante mais exaltado dizia: - " a imigração é um direito. Circular livremente é um direito. Ficar onde você quer, é um direito. É inadimissível que uma nação como a França que declara ser democrata, declara viver sob o estado de direito, crie deportados e ilegais, os sem papéis. Ontem usaram os malinenses para fazer a primeira e a segunda Guerra Mundial, hoje usam os africanos. Eles precisam dos nossos recursos naturais, e hoje são os africanos que eles querem destruir. Isso é inaceitável".
Uma militante também protestou: - "Nós não queremos viver sob a escravidão do ocidente. Nós estamos cansados. Circular livremente é um direito. Nós reclamamos a nossa liberdade. Estamos cansados da escravidão. Eu insisto que esta mensagem chegue aos ocidentais. Nós estamos cansados !".
O último grupo que chegou foi os dos alemães, e depois dos protestos, durante a formção da Caravana pela Livre Circulação e Desenvolvimento Justo, aconteceu a primeira grande assembléia dos 230 ativistas do Mali, Congo, França, Espanha, Holanda, Alemanha, Aústria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...