terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Globo é condenado a dar direito de resposta para o IPEA.

Victor Zacharias

Durantes as últimas eleições, algumas vezes, os veículos de comunicação abusaram. Uma hora com matérias que acusavam sem provas, outra com reportagens difamatórias. Um deles, o jornal O Globo, que é  propriedade cruzada de comunicação da TV Globo, Rádio Globo, entre outras, acusou o IPEA de usar o instituto para fornecer pesquisas, de fundamento técnico questionável, que demonstravam o excelente desempenho do governo Lula, isto é, utilizando dinheiro público com fins eleitorais.
Estas matérias foram publicadas nos dias 22 e 24 de agosto de 2010,  e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considerou inverídicas e ofensivas à sua honra.
A Procuradoria Regional Federal ingressou com ação na Justiça, em nome do Ipea, requerendo o direito de resposta proporcional ao agravo. A Justiça afirmou que “o direito de resposta surge para o ente público quando a crítica, qualificada como ofensa, atinge a honra objetiva do órgão mediante a publicação de texto sem embasamento fático”.  Assim, foi determinado ao O Globo que proceda à publicação da resposta do Ipea, nos mesmos dias e no mesmo formato das matérias reconhecidas pelo juiz como ofensivas à honra do Instituto.
Vamos ver se a mídia se pronuncia com indignação a respeito deste absurdo cometido por um dos mais conhecidos jornais imprensa brasileira. O que você acha?

Um comentário:

Haydée Svab disse...

É pelo menos ruim ver esse tipo de atitude da grande imprensa.
Isso porque as pessoas físicas já têm pouco cuidado ao propalar fofocas e mentiras (especialmente em épocas eleitorais, e sobre quisquer candidatos).
Aí, quando um meio de comunicação da envergadura d´O Globo se presta a ter o mesmo tipo de atitude medíocre, isso só fortalece atitudes não-responsáveis das pessoas e das instituições para com a comunicação.
Espero que realmente seja efetivado o direito de resposta do IPEA e penso que nós, blogueiros, devemos dar visibilidade a essa resposta quando ela vier, para que tod@s reflitam sobre sua responsabilidade ao inserir conteúdo na rede, um espaçoa mais livre de censura que existe atualmente - e que desejo que permaneça assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...