sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

12 homens e uma sentença. O desprezo pela vida humana por preconceito.

Victor Zacharias

Ontem fui ao teatro do Banco do Brasil no centro velho da cidade de São Paulo, rua Alvares Penteado, assistir esta peça.
O Centro Cultural do Banco do Brasil é lindo, o que não o é são as pessoas que vivem na rua naquela região.
Depois da peça foi comer uns petiscos no bar conhecido como Salve Jorge, perto do Sindicato dos Bancários, logo que sentei um amigo que tinha ido comigo ao teatro me contou que sofreu uma tentativa de assalto de dois moleques que o ameaçaram com uma faca. Ele reagiu, deu um empurrão nos moleques e saiu correndo, ainda bem que nada aconteceu. Ao comentar o caso com um taxista a reposta foi: - Isso acontece sempre por aqui, a polícia sabe. Nada muda.
A segurança em São Paulo só não é pior do que a do Rio porque não sai na Globo com tanta frequência, no mais é igualzinha.
Bom, vamos aos meus comentários sobre a peça.
Descobri que esta história ja foi filmada em 1957 sob o título 12 angry man, ou seja, 12 homens raivosos.
O filme trata da decisão de 12 jurados quanto à sentença final para um rapaz de 16 anos acusado de matar o seu próprio pai.
Com o veredicto decidido antes mesmo de entrar na sala, cada um deles é forçado a justificar o seu voto, a partir daí começa uma grande discussão entre os jurandos. Cada um com sua história, mostram seus preconceitos: contra velhos, pobres, judeus, etc. A vontade era decidir logo para atender os seus desejos: um queria futebol, outro jantar, etc. Afinal a decisão afetaria a vida era de um outro mesmo.
Quando houve uma discidência, a maioria queria ganhar no grito, sem muita razão. Alguém já ouviu uma história deste tipo?
O final não é supreendente, mas traz muitas questões à reflexão.
O nome dos 12 atores está aqui: Norival Rizzo, Genézio de Barros, José Renato, Oswaldo Mendes, Riba Carlovich, Eduardo Semerjian, Brian Penido, André Garolli, Ricardo Dantas, Augusto César, Marcelo Pacífico e Ivo Muller.
Vale a pena ver.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...