sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Adeptos do Software Livre fazem o TransparencyHackDay?

É um encontro aberto e gratuito articulado pela Esfera que conta com um público interdisciplinar e multiplicador. Tem como objetivo juntar pessoas com diferentes perfis para pensar e criar projetos que resultem em ação política prática e engajamento cívico através da web. O hackday faz parte do calendário da comunidade Transparência Hacker, um grupo de desenvolvedores, hackers, e indivíduos interessados em promover uma nova esfera pública através da web.
Qual é o tema?
Vazios Urbanos, isto é, “espaços e imóveis que não cumprem sua função social“ e moradores de rua – que não conta com verbete na Wikipedia.
Mapeando esses dois dados (demanda social e oferta ociosa) será possível pensar/propor políticas públicas efetivas para a questão das moradias, indicando com precisão dados e localizações.
Quando?
10/out/2010 – domingo
Que horas?
Das 14h às 20h
Onde?
Casa de Cultura Digital
Rua Vitorino Carmilo, 459 - Santa Cecília
Próxima à estação de metrô Marechal Deodoro
Quem promove?
Hackers, desenvolvedores, designers, blogueiros, jornalistas, pesquisadores, gestores públicos, legisladores, políticos, representantes de ongs, estudantes, ativistas e etc.
Inscrições em:
http://bit.ly/THackDayMoradia
Informações técnicas:
Esse mapeamento será feito usando a plataforma Ushahidi.
“A ferramenta apresentada nesse primeiro encontro será o Ushahidi, plataforma de “crowdsourcing” criada colaborativamente por desenvolvedores web do Quênia, e outros países. Ela permite que usuários enviem mensagens para um website (inclusive através de SMS usando celulares), que agrega essas informações e as distribui em um mapa, conforme for sinalizado pela pessoa que envia seu relato ou testemunho.”
Para ver um pouco mais sobre essa ferramenta recomendo estes dois tópicos, que contém vários exemplos legais:
[1] http://blog.esfera.mobi/tech-talks-ushahidi-e-eleitor-2010/
[2] http://blog.esfera.mobi/saldo-tech-talks-ushahidi-e-eleitor-2010-2/
Vai rolar mais alguma coisa?
Lógico! Além de uma pizza à noite, dia 10/10/10 será lançada a versão 10.10 do Ubuntu, assim, paralelamente, ao longo do dia acontecerá uma Install Fest, que nada mais é que uma atividade colaborativa de instalação desse SO livre nos computadores / notebooks / netbooks de quem deseje.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...