quinta-feira, 13 de maio de 2010

A dancinha que comemora os gols do Santos chega aos comercais de TV

Victor Zacharias

Estava demorando muito para a dancinha do Santos ser explorada por algum produto e finalmente aconteceu.
Agilidade publicitária
A proposta veio de uma das agências que mais usa este recurso que é a do famoso Nizan Guanaes. O que eu gostei, olhando pelo lado publicitário, foi o oportunismo e capacidade da agência convencer o cliente, isso não é fácil.
Bebida alcoólica não
Por outro lado, sempre tem outro lado, mas acho que foi por acaso, é que sabendo que o público que assiste televisão é também composto de crianças e que comerciais geram padrões de comportamento, achei ótimo que a turma do Santos tenho feito propaganda testemunhal para este tipo de produto, o alimentício, muito melhor do que estimular o consumo de bebida alcoólica, como o Sr. Ronaldo já fez.
É uma posição que eu defendo, ou seja astros devem ser multiplicadores de boas coisas, por isso não deveriam fazer comercial para qualquer produto, só visando o ganho do cachet, porque deve existir a questão da responsabilidade social em tudo que é veiculado, nisso, também, o Pelé tem muito a ensinar, pois nunca fez comercial de cigarro e nem de bebida alcoólica.
Marketing na Internet
A estratégia de colocar no Youtube, para o patrocinador é excelente, pois gera o tal do Marketing Viral, isto é, como apareceu aqui, também aparecerá em muitos outros lugares levando a marca embutida, com a vantagem de não ter custo nenhum para o anunciante.
Tudo isso está dentro da lógica do consumo do mundo capitalista.
Erro cultural
Tenho mais uma observação: o comercial enfoca a seleção brasileira e colocar uma música nacional, e não a Beyoncé, seria o ideal. A música dos Estados Unidos traz embutida a cultura americana. Este é um erro comum dos criadores, mas é uma característica do mundo publicitário que reforça estilos de vida típicos do exterior como superiores e acreditam que assim podem valorizar marcas e produtos nacionais. Nesta hora, os criadores das agências seguem a máxima: a galinha do vizinho é sempre melhor.
A produção do comercial
Coloquei um primeiro filme chamado Making Of, que é a filmagem dos bastidores ou seja, como o filme foi feito. Olha só a grande equipe que é montada para fazer o comercial. Acho muito interessante ver isso, como os comerciais e anúncios são construídos e demoram para serem finalizados. Eles têm em sua maioria 30" e muitas pessoas podem pensar que a realização é rápida, mas não é. Perceba quantos erros acontecem, apesar dos atores, no caso, serem talentosos.
Vejam os vídeos:



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...