quinta-feira, 1 de abril de 2010

Os mandamentos dos donos da mídia e seu poder incomparável.

Victor Zacharias
A mídia se tornou um instrumento perigoso de poder, porque não respeita nada e tudo faz por audiência e dinheiro. Um grande exemplo disso é o último BBB que só de patrocínio faturou R$300 milhões, fora direitos de imagem e os merchandisings, este último é o mais puro golpe baixo da publicidade contra os telespectadores. Qual foi sua mensagem? Brigas, discussão, traição e festinhas regadas a muita bebida. Porque todos se comportavam assim? Para ganhar o prêmio de R$1,5 milhão, e para isso vale tudo. Vale?
Ao ser questionada sobre a sua regulamentação, própria da democracia em todos os países, a mídia invoca a liberdade de imprensa total, sem limites ou leis. Diz que regulamentar a mídia é estabelecer a censura. Não querem limites, querem poder, e impõe ao povo uma verdadeira ditadura ideológica de consumo, sem se importar com as consequências sobre o ser humano ou sobre a natureza.
Esquecem de dizer que a liberdade de imprensa é limitada, esta sofre censura das empresas, dos seus donos, que criam uma comunicação tendenciosa e parcial. Tentam confundir com a liberdade de expressão, um conceito que não está amparado no poder econômico, mas que, democraticamente, coloca a comunicação como um direito humano, porque todos podem expressar seus pontos de vista e ter voz. Todos e não só os donos da mídia.
O pensamento humano não é único e esta diversidade tem o direito de ser comunicada. O poder de difusão desses meios estabelece uma hegemonia ideológica de interesse próprio, que é diferente do interesse público (do povo).
A mídia tem poder de influência nos pensamentos das pessoas e isto deixa inoperante a fiscalização do estado sobre ela. Quem do poder estatal questionará as atitudes da mídia sem sofrer retaliação? Quem tem coragem para isso?
As TVs e as Rádios também não lembram que o seu sinal eletrônico ou sua frequência é de propriedade do povo (pública) e é concedida pelo estado por tempo determinado para que realizem um serviço de caráter público, que de acordo com a Constituição Federal deve respeitar a moral, a ética e os bons costumes, isto é para evitar que todos os artifícios sejam usados para aumentar a audiência e assim ganhar mais dinheiro, sem respeito pela família e nem pelas crianças. Estas que têm a sua disposição uma televisão de baixa qualidade e que contribui equivocadamente com a sua formação educacional, estimulando a erotização precoce, a obesidade desde a mais tenra idade, a violência e os preconceitos. Nada disso foi tirado dos meus pensamentos, são dados de pesquisadores.
Tudo isso parece levar a formação dos mandamentos daqueles que regem os meios de comunicação de massa, os chamados donos da mídia.
Não ache natural, toda comunicação é construída e a nossa esta sendo mal construída.
Espero que este alerta faça você refletir cuidadosamente sobre este assunto de vital importância para todos.

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