quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lula disse, "houve mais censura dos seus donos", aos jornalistas durante a entrevista na TV Bandeirantes.

Victor Zacharias

A entrevista exclusiva, do Presidente Lula, em Brasília, para o primeiro time de jornalistas, Teles, Bóris, Mitre, Joelmir e Datena, da TV Bandeirantes, foi ao ar neste último domingo no programa "Canal Livre" .
Parecia uma espécie de Roda Viva, as perguntas foram sobre temas polêmicos, que tem incomodado a imprensa, inclusive foram abordadas as questões relativas à democracia da comunicação e sua grande preocupação: "controle da informação".
Selecionei alguns trechos exibidos nos quais são feitas as perguntas sobre comunicação. O presidente começou explicando o que acontece em uma Conferência, como a de comunicação, que reuniu empresários, sociedade civil e governo para discutir as muitas teses e propostas feitas em todo o país. No caso da Confecom foram debatidas e aprovadas 672 propostas que agora fazem parte da história, disse Lula, e serão seguidas pelo governo quando o tema comunicação for tratado.
Bóris Casoy foi o que mais demonstrou medo de um controle da informação, mas Lula o tranquilizou dizendo que não é mais "o de verde" que manda, fazendo uma alusão a ditadura militar, a certa altura disse: "Não existe ninguém mais democrático que eu, pode ser que exista alguém igual, mas superior, não".
Lula se mostrou contrário ao excesso de violência que é mostrada na televisão, tiros e crimes desde cedo até a noite, inclusive nos filmes enlatados. E isso influência muito, principalmente as crianças que acessam tudo, porque dominam as novas tecnologias. "Precisamos criar coisas estimulantes, à paz, à cultura, à educação, tentar fomentar muito estas coisas, porque a gente vai formando na cabeça das pessoas".
Lula falou do encontro promovido pelo Instituto Millenium em São Paulo, sem mencionar o nome da entidade, e comentou que ficou assustado com o medo que este grupo têm do tal controle sobre a mídia: "Nunca houve nenhuma interferência minha sobre qualquer matéria que foi levada ao ar", disse Lula perguntando a cada um dos jornalistas se algumas vez ele tinha ligado para pedir ou impedir alguma coisa, e todos concordaram ou com o silêncio ou sinalizando com a cabeça positivamente.
Ao final Mitre perguntou, de novo, se existirá algum controle da informação sobre os meios de comuncação e o presidente disse "Quem controla a mídia no caso da televisão é o telespectador; do rádio, o ouvinte e do jornal o leitor, deixando todos satisfeitos.
Acho que eles entenderam que houve uma referência à audiência, mas quero crer que no fundo Lula, para encerrar o assunto, falou utlizando a liguagem do consumo, que pode ser entendida como a reafirmação da soberania popular sobre o que é concessão pública.
O desafio é estabelecer uma regulamentação para os meios de comunicação e seus profissionais, como está previsto na Constituição Federal, porém ainda não regulamentado, só assim poderemos ter muito mais que a liberdade de imprensa, que é restrita, e iniciar a era da liberdade de expressão e do direito à comunicação.
Assista os trechos da entrevista e tire sua conclusão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...