sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caros Amigos comemora seus 13 anos com seminário e muita festa.

Victor Zacharias

Ontem, dia 22 de abril, no Teatro da Aliança Francesa em São Paulo, a Revista Caros Amigos realizou na celebração do seu aniversário um seminário com intelectuais e ativistas para discutir o desenvolvimento no Brasil. A reflexão foi mediada pelo Paulo Henrique Amorim e contou com a presença da Raquel Roulnik, arquiteta da FAU, Jorge Abrão de Castro, economista do IPEA, Severine Macedo da juventude do PT, Sérgio Haddah da Ação Educativa, e Ladislau Dobwor economista.
Foram discutidas várias questões, mas o professor Ladislau colocou em destaque a Governança e a necessidade da Reforma Política no país para que haja a possibilidade real de uma representação cidadã no Congresso Nacional, que produza leis que visem o interesse público. Hoje o Congresso, que deveria ser o local dos representantes do povo, possui muitas bancadas que defendem as corporações e seus interesses em fazer negócios. Na opinião do professor, isso se deve basicamente ao financiamento de campanha que vincula os candidatos aos seus financiadores privados, por isso ele defende, entre outras mudanças, o financiamento público exclusivo das campanhas políticas. Desta forma o candidato poderá ficar livre para fazer prioritariamente a representação cidadã. Assista o vídeo e tire sua conclusão.
Durante o seminários tivemos um momento de reflexão e posteriomente uma festa. É claro que a caminhada foi difícil, porém esses 13 anos de vida desmontraram que é possível fazer uma revista que ande na contra mão da espetacularização da notícia, característica da mídia de mercado ou comercial, porque funciona na base da audiência a todo custo e mostra a sua verdade como única. Ao contrário, a vitoriosa Caros Amigos produz um conteúdo diferenciado que faz um contra ponto a esta hegemonia. Sua editoria, as matérias, os articulistas e as entrevistas tem muita coisa diferente para falar, isso quer dizer que dá para sair da mesmice, quem ganha são os leitores que confiam nas informações que encontra na revista, e confiança na mídia é o maior capital.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...