terça-feira, 23 de março de 2010

Futebol como ele era e ainda é em alguns lugares.

Guilherme Mendes

Amigos do Cartão Laranja e do BlogdoTrio,

Nesta manhã de domingo fui, mais uma vez, assistir a um dos maiores espetáculos para aqueles que amam o futebol de verdade. Acompanhando amigos que ainda não tinham vivido essa emoção, fui os estádio Conde Rodolfo Crespi – a Rua Javari – assistir ao meu Juventus contra a Penapolense, pela Série A – 3 do Campeonato Paulista. Chegamos, paramos o carro na porta e nos dirigimos à bilheteria para comprar, tranquilamente, nossos ingressos. Inteira: R$ 10,00. Movimentação tranquila na saída do jogo. Trata-se de uma experiência única, principalmente nos tempos de tira-teima, grandes arenas, craques milionários, etc.. Lá o futebol é jogado como antigamente. O estádio é confortável e acolhedor. Sente-se em casa quando se está na Javari. Mas o mais mágico é a proximidade da torcida com o jogo. Ouve-se os gritos dentro de campo, conversa-se com o técnico no banco de reservas (fizemos isso durante a partida), além de se discutir com o bandeirinha. Lá o torcedor participa da espetáculo.

Torcedor tranquilo assiste a um momento de tensão do jogador reserva da Penapolense. Aqui a torcida joga junto. Acredito que poucos amantes do futebol viveram essa experiência de observar um jogo de forma tão simples e romântica. Principalmente as novas gerações não sabem o que estão perdendo ao poderem, ainda, assistir a jogos assim. Ali está a essência do esporte: vontade, garra, talento e improvisação. No Juventus a atração é o jogo. Não há hits no intervalo, mascotes de pelúcia, dançarinas na beira do campo.
A torcida juventina sempre com o time e infernizando o goleiro adversário. Outra marca registrada da Rua Javari é o famoso canolli: canudinho de massa folhada com recheio de creme.
Canolli e Juventus: duas paixões! São coisas como estas que fazem de São Paulo uma cidade encantadora. Poucos clubes são tão tradicionais como o Juventus. Além disso, o time, a torcida e o estádio parecem ser como querem ser, sem grandes badalações, movimento e confusão. Na Javari a torcida parece estar vendo ao jogo do filho no campeonato da escola. A paixão está por todo lado.
Torcida inebriada. Enfim, essa é a mágica Rua Javari. Quem conhece não esquece, quem ainda não conhece tem que ir. Ah! O jogo acabou 1 x 1.

Um comentário:

Equipe Bola pro Mato disse...

Como Juventino fico contente que haja amantes do futebol como vocês. Parabéns! Recomendo aqui também meu blog, bolapromatoblog.blogspot.com ou blig.ig.com.br/bolapromato onde há nossas aventuras em todos os jogos da Javari.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...