quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A comunicação finalmente começa a ser discutida.

Victor Zacharias

A comunicação social que hoje é dominada por poucos é na sua maior expressão, a rádio difusão, uma concessão pública, e por assim ser deveria se manter com características de um serviço público com pluralidade e diversidade, mas isto não acontece. Os detentores das concessões tem se valido deste poder para privilegiar seus negócios privados ou servir fielmente as empresas que os sustentam, não dando a mínima para a busca da imparcialidade nas informações e no entretenimento que veicula. Como não há uma regulação específica e nem fiscalização é fácil explorar o serviço em benefício próprio.
Mas, como diria o presidente Lula: - Pela primeira vez neste país este tema será discutido.
Nos dias 13 e 14 de novembro, o município de São Paulo realiza a 1ª Conferência Municipal de Comunicação de São Paulo. Promovido pela Câmara Municipal de São Paulo e organizado pela Comissão Paulista Pró-Conferência, o evento será uma etapa preparatória da Conferência Estadual, prevista para os dias 20 a 22 de novembro, e da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que acontece de 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
A 1ª Conferência Nacional de Comunicação foi convocada em abril pelo Governo Federal, a partir de demanda apresentada pelos movimentos sociais, e será um espaço em que os cidadãos e cidadãs brasileiros poderão, pela primeira vez, apresentar suas reivindicações e propostas de políticas públicas de comunicação, apontando diretrizes e propostas de ações para o poder público.
Com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e cidadania na era digital, a Conferência está dividida em três eixos temáticos: produção de conteúdo, meios de distribuição e cidadania: direitos e deveres. Os participantes poderão discutir temas como concessões de rádio e TV, inclusão digital e acesso à banda larga, rádios comunitárias e participação social nos meios de comunicação. Em São Paulo, a Conferência Municipal vai tratar também de temas e propostas de interesse específico do município.
(Confecomsp).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...