quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Mulher não é só bunda e peito e nem corpos dispostos a serem vendidos.

Victor Zacharias

Bia Barbosa, jornalista militante pela democracia na mídia, do Intevozes, falou em um encontro sobre a violação constante dos direitos do ser humano e entre eles o da comunicação que por raízes históricas continua como que perpetuado por leis que permitem a concentração nos meios de comunicação.
Ela exemplifica com modelo americano no qual se uma emissora atinge mais de 39% de audiência ela precisa comercialmente se dividir. A defesa principal para esta atitude é a da livre concorrência de mercado aqui no Brasil nem isso é observado.
O marco regulatório brasileiro está altamente desatualizado é da época da ditadura militar, anos 60, e nos anos 90 quando foi feita a opção pela privatização a telefonia foi separada da radio difusão, hoje vivemos um cenário de convergência tecnológica e a nossa legislação não corresponde aos desafios da convergência tecnológica.
Outro ponto de discussão da concentração da mídia é o de como as concessões, (10 anos para rádios e 15 para televisão), que são Públicas, são dadas no Brasil, sabe-se que o fator de maior importância em uma licitação para outorga de comunicação é, equivocadamente, o lado econômico.
Durante o tempo de utilização desta concessão Pública as empresas fazem o bem entendem com mínima fiscalização por parte da Anatel e do Ministério das Comunicações, Bia lembra que a Anatel só consegue fiscalizar bem as rádios comunitárias. Muitas concessionárias quebram regras como a do limite para veiculação de propaganda que é de 25% do tempo que a emissora fica no ar, hoje várias emissoras usam até 100% para propaganda sem contar as questões de conteúdo.
Aprofundando a análise Bia fala sobre o estereotipo da mulheres na propaganda e na televisão e pergunta: Será que mulher é só bunda e peito e corpos dispostos a serem vendidos?
Saiba tudo que ela falou assistindo o vídeo postado aqui no blog.
Estamos em um momento na luta pela democracia na mídia, a Confecom - Conferência Nacional de Comunicação será feita nos municípios, nos estados e finalmente em Brasília em dezembro, dias 1,2 e 3 deste ano, e com certeza não contará com apoio dos meios de comunicação, por isso divulgue e passe para frente estas informações.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...