sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Honduras: golpistas reprimem brutalmente manifestações pacíficas e a mídia distorce a realidade.

Victor Zacharias

Uma mensagem recebida de Honduras, por uma pessoa ligada à área da saúde, dava conta que, o governo golpista, que depôs o presidente eleito democraticamente Zelaya, reprime brutalmente os que não concordam com sua permanência no poder. São dezenas de mortos e hospitalizados e outros que estão sendo seletivamente presos e torturados tendo seus braços e pernas quebrados e fraturados. A justiça, nas mãos dos golpistas, acusa e os condena como incendiários para justificar a barbárie do presidente que usurpou o poder.
Leia um trecho do texto em espanhol, mas muito fácil de entender:
Ayer 22 de septiembre de 2009 ingresó sorpresivamente el PresidenteManuel Zelaya Rosales que fue expulsado por los militares y se refugióen la Embajada de Brasil. Zelaya dio una conferencia de prensaexpresando que venía a negociar con sus opositores e hizo un llamado asus simpatizantes a no usar ningún acto de violencia. Inmediatamentelos miembros de la Resistencia se hicieron presentes en la embajadapara dar protección al presidente Zelaya, el número de personas seaproxima a los 60,000.00. Ese mismo día los manifestantes fueronrodeados por miles de policías y militares, en ese momento comenzó l arepresión de las fuerzas de los elementos armados con el apoyo delpresidente de facto Roberto Michelétti, quien decretó estado de sitioa partir de las 4:00 PM de ese mismo día con duración indefinida, detal manera que toda la población del país se encuentra prisionera ensus casas en todo el país. Con esta medida y la cancelación de losmedios de comunicación que daban cobertura a los hechos losuniformados comenzaron a capturar en forma selectiva a los dirigentes,luego a cualquier persona ya sea niño menor de edad o mujerembarazada, incendiaron varios automóviles de los miembros de laresistencia y en vez de guardar el orden se están dedicando a robo y saqueo de hogares aduciendo le realización de cateos.
No seu blog Miro Borges comenta a posição partidária da mídia brasileira:
A manipulação é das mais repugnantes. Nas redes de televisão, que são uma concessão pública, as mentiras ganham alcance de massas. No jornal matinal da TV Globo, Alexandre Garcia, que foi assessor do ditador João Figueiredo (exonerado porque pousou semi-nu numa revista), insiste em rotular Zelaya de “golpista”. Já na Globo News, o ancora André Trigueiro joga o seu passado no lixo e debocha da diplomacia brasileira. Tendencioso, entrevista apenas diplomatas tucanos, sem revelar suas origens. O ex-embaixador Rubens Barbosa, enciumado, torce: “É possível o confronto. O governo de Honduras já disse que responsabilizará o Brasil”. Já o ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia, rancoroso, esbraveja: “Zelaya está fazendo da embaixada uma tribuna”.Guiados pela mídia, senadores tucanos usam a tribuna para criticar os presidentes Zelaya e Lula. Afirmam que o presidente hondurenho é um populista e que Lula deu um palanque político para o seu retorno ao governo. Eduardo Azeredo, autor do AI-5 Digital, e o aloprado Artur Virgilio bem que poderiam oferecer seus serviços de consultoria golpista para os “gorilas” de Honduras. Temerosos com os avanços das forças progressistas e de esquerda na América Latina, a direita nativa e sua mídia venal não vacilam mais em defender os golpistas. A democracia que se dane!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...