sábado, 26 de setembro de 2009

Futebol pode mudar vida de moradores de rua em todo mundo.

Victor Zacharias

Enquanto a televisão só dá visibilidade para os times profissionais numa troca de audiência e dinheiro com o mercado, o futebol começa a ser usado com eficiência no trabalho social em todo mundo.
Na Itália neste mês aconteceu a sétima Copa do Mundo, quase ninguém soube porque nas seleções os craques não eram os mais bem pagos do mundo, eram jogadores que foram escolhidos entre aqueles que estão em situação de rua.
A copa foi vencida pela UCRÂNIA numa disputa entre 48 nações e mais de 500 jogadores de todos os continentes que teve o seu jogo final na Arena Cívica do Milan na Itália.
Esta última partida foi vencida pela seleção da Ucrânia, ela venceu a de Portugal por 5 gols a 4.
Este evento trouxe uma oportunidade para estas pessoas que moram na rua terem suas vidas mudadas.
Mel Young, presidente do Homeless World Cup, ao encerrar a competição disse: "Parabéns aos jogadores. Vocês foram um exemplo para a raça humana com seu espírito esportivo, coragem e determinação. Isto é o que as nações unidas podem fazer. É o povo unido criando mudanças. A bola pode mudar o mundo."
Este torneio é realizado todo ano e em 2010 será no Brasil quando todos esperam que venha a ser o melhor dos torneios já realizados até agora.
A estatística do grupo mostra que 77% dos jogadores envolvidos experimentaram significativa mudança de vida: - não usaram mais drogas e nem álcool, voltaram para suas casas, empregos, escolas, treinos, recuperaram seus relacionamentos e se tornaram técnicos ou jogadores em times semi-profissionais. 94% disseram que tiveram uma nova motivação para a vida.

Um comentário:

Vitor ex-Fesp disse...

Olá Victor!

Muito boa a matéria!

Abs.

Vítor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...