quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Marina Silva possível candidata à presidência do Brasil já tem apoio e sai do PT.

Victor Zacharias

As disputas internas no PT, como em quase todos partidos, muitas vezes deixam marginalizadas pessoas que poderiam contribuir fortemente com a luta para a democracia, participação e o republicanismo no Brasil.
O caráter eleitoreiro das disputas políticas que busca o voto acima de qualquer preceito ou ética, se torna análogo à obtenção do lucro no capitalismo, isto é, a postura de "pelo seu voto eu faço qualquer coisa" ou "prometo qualquer coisa" é comum e vista com única saída para vencer.
Isso alija a possibilidade de apoio de pessoas que não pensam da mesma forma, talvez por isso Marina Silva tenha deixado o partido.
Estrategicamente para a fraca e barulhenta oposição brasileira é algo positivo, pois divide os progressistas enfraquecendo eleitoralmente a favorita do presidente.
Até o senador Cristovam Buarque manifestou sua alegria pelo twitter ao saber desta possibilidade:
tive há pouco conversa com marina silva sobre candidatura dela a presidência. esta surgindo alternativa para um Brasil novo. from mobile web marina silva será a primeira candidata a presidente a receber apoio da opinião publica mundial from mobile webcom marina;a opinião mundial vai saber se o Brasil tem compromisso com o meio ambiente e a amazônia. from mobile web
Entre as pessoas que conheço ouvi várias manifestações do tipo:
- Meu voto é dela.
É claro que quando a disputa começar não faltarão desqualificações para as pretensões da senadora e ex Ministra do Meio Ambiente, afinal calúnias, difamações, injúrias e conchavos são comuns entre a maioria das excelências. Não faltarão acusações do próprio PT, afinal todos que não concordam com o partido levam a pecha de traidores, o que não é verdade.
Um fato notável é que a maior discussão de quais serão os candidatos ao maior cargo eleitoral do país passa por duas mulheres que tem grandes chances de vitória. Em termos simbólicos é um enorme avanço para a sociedade brasileira.
Além do senador Cristovam, Leonardo Boff vibrou com a possibilidade do Brasil ser governado por mais um Silva.
Olhando as árvores e não a floresta, fica a pergunta: Quem vencerá?
A candidata apoiada pelo Silva ou a Silva defensora da selva.
Entendo, até agora, que neste cenário as chances do PT foram serradas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...