segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Diferenças do sistema de saúde de Cuba.

Victor Zacharias

Não sei quantos de vocês já assistiram o documentário do Michael Moore chamado Sicko no qual é mostrada a realidade do problemático sistema de saúde pública que há nos Estados Unidos.
Neste documentário, com seu estilo investigador, Moore também viajou a Cuba com três voluntários que haviam trabalhado nas ruínas do World Trade Center, em New York, depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.
Segundo ele, os voluntários sofrem de problemas de saúde desde que atuaram naquele local e têm dificuldade de acesso aos tratamentos públicos.
Moore diz tê-los levado de barco até a base naval estadunidense de Guantánamo - que fica encravada no leste de Cuba e onde Washington mantém suspeitos estrangeiros de terrorismo - para ver se eles receberiam o mesmo atendimento médico gratuito dos detentos. Após serem barrados, eles decidiram ver que tipo de atendimento médico encontrariam em Cuba, cujo governo comunista se orgulha da qualidade de seus hospitais.
Chamou-me atenção o preço de um remédio que custa 120 dólares no EUA, e em Cuba 5 centavos de dólar, um belo lucro para a indústria farmacêutica capitalista americana.
Assista este vídeo extra do documentário "Sicko" (S.O.S. Saúde), de Michael Moore e tire suas conclusões.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...