terça-feira, 25 de agosto de 2009

Chávez constrói um mundo diferente e possível*.

Victor Zacharias

A mídia aqui do nosso país provavelmente não dará espaço para matérias que falem coisas positivas sobre Chávez, mas ainda bem que existe a internet, que por enquanto é livre, para que todos expressem seus pensamentos, afinal tem muita gente que não quer pensar como a mídia pede, implora e faz de tudo para que sigam seu único pensamento .
No jornal espanhol El pais há uma matéria que relata Hugo Chávez recebendo, na Venezuela, o intelectual americano de prestígio mundial: Noam Chomsky, que é um dos que tem lutado contra a hegemonia da elite que governa os EUA.
Chomsky* ficou animado de ver como na Venezuela está sendo construído esse outro mundo possível e saber de Chávez que seus livros tem inspirado esta situação de mudança. "Falar de paz e fácil o difícil é criar um novo mundo um mundo diferente". Completou dizendo que os EUA tem estimulado tensões na América Latina e que anteriormente ajudava a fazer golpes de estado com intervenções militares, esta capacidade diminuiu, mas não desapareceu.
Veja matéria completa no El País
Bases na Colômbia
Chávez na última reunião disse que os EUA estão interessados nas reservas naturais da América Latina, (gás e petróleo, vegetação, biodiversidade e água doce, localizadas na Faixa do Orinoco na Venezuela, a Amazônia no Brasil e o Aquífero do Paraná, no Cone Sul.), e para isso estão querendo colocar bases na Colômbia mentindo que querem fazer guerra contra o narco tráfico. O congresso norte americano liberou 46 milhões de dólares, completa Chávez: "Colômbia se converterá num "centro operacional (estadunidense) que lhes permitirá cobrir toda a América do Sul, com seus aviões-espiões, satélites-espiões, seus corpos de inteligência e contra-inteligência".
Amigos
Em uma pequena reunião com amigos venezuelanos, da época que cobri a realização do Fórum Social Mundial em Caracas, soube que a crise tem feito estragos na economia da Venezuela que hoje sofre com uma inflação muito alta e sabemos aqui no Brasil que a inflação é algo que corrói a vida dos pobres e da nação. Também ouvi deles que não é Chávez o problema e sim os que o cercam porque existe muita corrupção no governo. Entendi que a luta para mudar um país pela democracia é longa e com certeza uma questão de resistência interna, e com o mundo globalizado, externa também.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...