domingo, 12 de julho de 2009

Você é preferido ou preterido?

Victor Zacharias

As vezes você nota que quase sempre o outro é escolhido para as melhores coisas e por isso acaba ficando para trás.
No ambiente familiar quem reclama muito desse tipo de tratamento, são os irmãos, porque, por mais que os pais neguem, um deles é o privilegiado, tem os melhores passeios e presentes e quando acontecem os castigos é o que quase nunca é punido.
A neutralidade ou imparcialidade dificilmente é absoluta.
Você já ouviu alguma história assim ou vive uma?
Na empresas também aparecem os preferidos e os motivos são vários, mas nunca é uma diferença enorme de competência e sim uma preferência subjetiva que pode envolver desde gostos semelhantes até interesses sexuais.
Alguns podem dizer que você tem complexo de perseguição, mas as evidências são absurdamente grandes para que você acredite que isto é um complexo.
Hoje de manhã na corrida de Fórmula 1 aconteceu de novo com o Rubinho. Sua equipe o prejudicou por duas vezes fazendo-o perder preciosos segundos e esta pequena desvantagem foi o suficiente para que ele não alcançasse um resultado mais expressivo.
Isso sem contar com o desprezo da Globo por este grande piloto brasileiro. Por isso que sempre volto a dizer: a comunicação tem um papel importante que destrói e constrói reputações, eles tem o poder da repetição que pode incutir na maioria das mentes as suas mensagens. Esta censura privada acostuma a audiência a confortavelmente enxergar só um caminho.
Para saber se você é preferido ou preterido, lembro da psicanálise, nela o analista por pequenos indícios simbólicos entende o que move os atos dos outros e no caso da F1 o piloto brasileiro deve ter entendido que implicitámente preterido.
Um bom exemplo para percebemos que isto pode acontecer com a gente também.
Preste atenção no detalhes, se eles estão mostrando preferências, quem sabe você precise mudar de estratégia para vencer ou compreender porque está assim.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...