segunda-feira, 6 de julho de 2009

Religião e futebol.

Victor Zacharias

Ainda não tinha lido nada a respeito desta colocação, mas ao visitar o blog do Oswaldo Bertolino, coloco aqui algumas partes contidas na matéria mais relevantes para mim:
"a Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.
“Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora”, disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.

A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

Da mesma forma, penso que misturar futebol com pátria não faz o menor sentido.
Esse negócio de executar o hino nacional nos estádios antes dos jogos do Campeonato Brasileiro para mim é um absurdo."
Por isso coloquei um comentário que reproduzo aqui também:
A ciência que também tem suas crenças, linhas e contradições, e não se mostrou absoluta e como dizem os psicanalistas, filósofos e sociólogos não deu conta do recado.
Continuamos a não ter respostas para tudo, mas crendo nos que parece a cada um o certo.
Quando assisti ao filme The Coporation, que recomendo, vi a afirmação de uma ex grande executivo e me solidarizei com ela:
- A religião que mais deu certo no mundo não é o budismo, cristianismo, catolicismo, islamismo, e outros ismos, é o capitalismo, e este não tem código de ética pois o seu objetivo é o lucro e ponto. Vale tudo para a meta desta religião. A igreja dos capitalismo é o shopping e os pastores estão na televisão divulgando a sua doutrina.
Ora, o que é a copa do mundo senão um atitude capitalista, por mais que eu goste e me envolva não tenho como negar.
As expressões individuais de cada um devem ser preservadas e podem ser divulgadas ou será que para fazer algo que lembre união, ética seria preciso pagar? Se qualquer religião pagasse um patrocínio para a seleção ela poderia aparecer? Aí, não seria condenada por nenhuma confederação ou nenhum país, ou seria?
A UNICEF colocou sua marca nos jogadores, foi falta de ética? Ou a UNICEF está acima do bem e do mal, é santificada?

Lembrei agora, a seleção do Egito quando ganhou, vários jogadores reverenciaram Alá.

Não no Brasil, mas em outros países como a Itália a política é ligada a clubes de futebol, e aí, vamos tirar a Itália da copa da FIFA?

Meu intuito não é defender nenhuma religião, mas entendo que, como propõe a ciência, o ser humano não é dividido por gavetas
é total e quando celebra o faz de modo total reverenciando os valores nos quais acredita. O balde foi chutado…rs. Abs
Bom, liberdade de expressão é assim que funciona, agora se vocês quiserem se manifestar, os comentários estão abertos, como sempre com respeito e com fundamento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...