sexta-feira, 3 de julho de 2009

Futebol pode lavar a alma e também o dinheiro ilícito.

Muitas pessoas devem pensar: "De onde vem tanto dinheiro para o futebol?"
Na recente luta contra o terrorismo o futebol foi notado com uma das maneiras de lavar dinheiro.
O termo lavagem de dinheiro é auto explicativo e remete a um dinheiro sujo, mas não notas contaminadas de bactérias, riscadas ou cheias de pó e terra, porém sujo na sua origem, dinheiro ganho com atividades ilícitas como roubo, tráfico de drogas, prostituição e trambiques financeiros em geral.
Os governos criaram a FATF para estudar e descobrir como funciona a lavanderia no futebol e no seu site a FATF conta um pouco da história.
A FATF - Financial Action Task Force , criada em 1989, é um corpo intergovernamental que tem o propósito de desenvolver e promover políticas internacionais e nacionais para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.
Nas últimas duas décadas o futebol deixou de ser um esporte popular para ser uma indústria global. Com o crescimento econômico a importância do futebol perante o investimento em outros esportes cresceu exponencialmente, e o dinheiro utilizado neste comércio pode ter ligações criminais.
Porque os terroristas e criminosos olharam para o futebol?
É o maior esporte mundial, mais de 250 milhões de pessoas jogam e a Fifa atrai mais de 1 bilhão de telespectadores. Apesar do crescimento o setor ainda não se preveniu dos riscos em função desta expansãoa e não adotou leis específicas para se regular.
Por isso a FATF fez um relatório para chamar atenção de alguns dos perigos do futebol em particular e da indústria de esportes em geral para que não aconteça o mal uso da atividade pelos criminosos. É preciso as autoridades estimulem os criadores de políticas públicas, fortaleçam a lei, o financiamento do setor e regulação do esporte e comecem a lidar com este problema.
O relatório em inglês que mostra como funciona o processo, com 41 páginas, poderá ser baixado gratuitamente é só clicar aqui.

Um comentário:

Diego disse...

Só faço uma ressalva...
Às vezes sujo de pó também.... rs
Mas realmente, é um buraco sem fundo o futebol mundial.
Vide, por exemplo, a MSI que patrocinou o Corinthians há algum tempo atrás, vai saber quanta sujeira não passou por aquele grupo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...