quinta-feira, 18 de junho de 2009

Reforma ortográfica e o senhor Nabunda.

Reproduzo parte do artigo de Fábio Mozart sobre a reforma ortográfica.
"Sem saber nada de Acordo Ortográfico, semi-analfabeto que é, o chaveiro pernambucano Everadaldo Cabral tascou a seguinte frase em sua barraca de fazer chaves: "Xave é 1 rial". Seu Nabunda, como é mais conhecido, de início ficou arretado com as galhofas dos amigos e passantes, por conta de tr trocado o "Ch" de chave pelo "X". Todo mundo queria corrigir seu Nabunda, que logo virou atração na pracinha onde ganha a vida fazendo chaves. Percebendo que era negócio esse negócio de escrever "errado", seu Nabunda, um intuitivo da arte do marketing, escreveu diversas frases numa placa. Algumas das "pérolas": koncerta i amola tizora faka i alikte - Fásso krimbo - Dô haúla di putugez.
Com essa brincadeirinha, seu Nabunda é o chaveiro mais famoso do Recife, com uma disputada barraca na esquina da Rua Soledade, na Boa Vista, ou "Soliedade"como prefere chamar".
Aproveito para colocar algumas regras da utilização do acento grave.

Um comentário:

Assaz Atroz disse...

Não posso dizer que "estou com o seu Nabunda e não abro" porque pega mal; mas o homem tem razão, escreve-se como se pode e sabe. E, se a gente está entendendo, pronto, tudo bem. Não estou com isso dizendo que as pessoas devem escrever errado, mas tão-somente incentivando as pessoas a se expressarem, botarem pra fora o sentem, à maneira que sabem. Parabéns para o seu Nabunda ("seu" aí é forma de tratamento, claro!).

Veja por que Gisele virou Bundiche
http://assazatroz.blogspot.com/

Abraços

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...