quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ana e Mia - Anorexia e Bulemia.

Na semana da Fashion Week nada com lembrar da influência que os símbolos da beleza máxima passam para as crianças e para as jovens.
Falar deste mal é falar de mídia e entender que hoje a televisão não faz parte da cultura, ela é a cultura.
Paula Mellin dirige o Nuttra - Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade - no Rio de Janeiro e nesta entrevista ao Projeto Criança e Consumo (CeC), ela lembra de uma pesquisa divulgada em 1999 pela antropóloga Anne Backer, da Harvard Medical School (EUA), nas ilhas Fiji, que identificou que 74% das adolescentes pesquisadas se sentiam muito grandes ou gordas. Na época, 15% admitiram ter causado vômito no intuito de controlar o peso. Um detalhe importante do estudo: esses números alarmantes surgiram simultanemente à chegada da televisão na região.
Qual é a definição de transtorno alimentar?
São alterações do comportamento alimentar que incluem dois diagnósticos específicos, que são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, e quadros parciais, que inclui o comer compulsivo. Tanto na anorexia como na bulimia, o aspecto central das duas doenças é que a autoavaliação está centrada no corpo. Assim, existe uma preocupação muito grande com o corpo e com a forma corporal. A anorexia caracteriza-se por uma recusa da alimentação e pela manutenção de um peso abaixo do mínimo adequado para a idade e a altura. A bulimia caracteriza-se por episódios em que a pessoa come muito mais do que o normal e depois tenta se livrar do alimento para evitar o ganho de peso. E aí ela encontra diversas formas de se livrar desse alimento: vômito, laxante, exercício. Não é obrigatório que seja vômito, ao contrário do que muita gente imagina.
A anorexia está sempre relacionada a um valor ou a uma doutrina? Qual é o histórico da doença?
A doença tem mais de 300 anos. Bulimia e anorexia têm históricos um pouco diferentes, mas dá para fazer um panorama geral. Os relatos eram poucos no fim de 1700 e durante os anos de 1800. No século 20, há um aumento significativo das doenças, especialmente depois da década de 60. Foi quando começou a aparecer aquelas modelos muito magras, como a Twiggy [top model britânica famosa na época]. Antes disso, nas décadas de 40 e 50, as atrizes eram mais exuberantes e curvilíneas. Depois, esse referencial estético muda.
Existem estudos e pesquisas que relacionam o índice de surgimento dessas doenças com publicidade?
Há um estudo da Anne Becker [antropóloga da Harvard Medical School] realizado nas ilhas Fiji, onde até o fim da década de 80 não havia eletricidade nem televisão. Nesse período também não havia casos de transtornos alimentares, o padrão de beleza era o da mulher mais cheia, com aquela coisa da maternidade, de ter anca larga, peitão. Com a chegada da televisão nas ilhas, muda o padrão de beleza, começa a se valorizar mais a magreza e a surgir casos de transtorno alimentar. Esse é uma demonstração clara. É óbvio que não é a única causa, mas tem uma influência forte. O importante de saber isso é que nós podemos intervir nas causas sociais, diferentemente das causas genéticas, por exemplo.
Tanto a anorexia como a bulimia atingem principalmente jovens, mas há uma diminuição da faixa etária de pessoas que apresentam essas doenças?
Noto na clínica, mas não tenho dado para afirmar. Eu não trabalho com crianças, apenas encaminho os casos para outras instituições. Mas existem crianças com transtorno alimentar e estudos norte-americanos mostram que há, sim, uma diminuição da faixa etária, atingindo crianças de 10 anos de idade. A anorexia tem dois picos, que são de 12 a 14 anos e depois de 16 a 18. A bulimia é mais tardia, a partir de uns 15 anos. O que eu noto aqui na clínica é que temos recebido cada vez mais casos no início da adolescência e até de pré-adolescentes de 11 anos.

2 comentários:

Isa disse...

Very impressive!!!
Creio que deveríamos divulgar mais e fazer campanhas contra esse mal.
Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

é uma pena q a mídia passe um padrão de beleza e essas garotas influenciadas sigam fazendo assim uma destruição total do proprio corpo...essas garotas precisam de todo apoio possivel. Suas familias devem estar passando por uma barra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...