quinta-feira, 30 de abril de 2009

A gripe suína pode ter começado nos EUA e não no México.

Recebi um e-mail da minha amiga Regina com quem fiz o curso na Escola de Governo. O texto falava sobre duas empresas americanas e destaco este ponto:
"A empresa, Smithfield Foods, uma gigante norte americana, a maior do mundo em produção, embalagem e exportador de carne de porco, pode esta diretamente ligada ao surto da gripe suína. Smithfield opera de forma maciça na compra de porcos no México, no estado de Vera Cruz, onde o surto foi originado. As operações e criações se dão através sob uma filial da Smithfield denominada de Granjas Carroll, que produz cerca de 950.000 suínos por ano, de acordo com o site da empresa. Por ai se pode ter uma idéia da quantidade de dejetos produzidos".
Isto despertou minha curiosidade e descobri no Youtube um vídeo que conta esta história de um ângulo diferente do que está sendo colocado pela imprensa brasileira e possivelmente mundial. Na apresentação é explicado que o primeiro caso foi em setembro de 2008 no estado do Texas.
Depois de assistir fiquei com a nítida impressão de algo parecido com o que vi no filme "Jardineiro Fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, no qual é abordada a atuação dos laboratórios no desenvolvimento de drogas usando como cobaias seres humanos. Será? Ou será uma questão de xenofobia contra o povo mexicano? O governo americano foi desleixado e não cuidou do problema quando apareceu?
Se quiser ler mais clique aqui.
Assista a apresentação do problema no vídeo em espanhol, mas fácil de entender. Diria que é mais uma informação para formar sua opinião sobre este assunto polêmico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...